Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressa de Engenharia Sanitária e Ambiental tem TCC aceito para periódico Qualis A1



A engenheira Luiza Chiarelli Conte, aluna egressa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM, atual aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFSM, teve o artigo “Bootstrap Pettitt test for detecting change point in hydroclimatological data: a case study for Itaipu Hydroelectric plant in Brazil” aceito para publicação na revista Hydrological Science Journal. O artigo é resultado de seu trabalho de conclusão de curso orientado pelos professores Débora Missio Bayer, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, e Fábio Mariano Bayer, do Departamento de Estatística.

O trabalho propõe uma melhoria do teste de Pettitt baseado em métodos de computação intensiva (bootstrap), sendo útil para detectar mudanças de nível em uma série de dados. Esse tipo de teste é importante na detecção de mudanças bruscas, como, por exemplo, mudanças de vazões em decorrência de alterações do uso da terra (desmatamentos, reflorestamentos, urbanizações) ou mudanças climáticas.

A melhoria proposta no teste confere um maior poder na detecção das mudanças em séries curtas (poucos dados), ou quando a alteração ocorre nos extremos da série (início ou final da série de dados). Isso é interessante, uma vez que séries de dados ambientais longas e consistentes não são uma realidade no Brasil.

O periódico Hydrological Science Journal é uma publicação científica da International Association of Hydrological Sciences (IAHS), que é uma associação que agrega cientistas hidrólogos de todo o mundo.

A publicação de um trabalho de conclusão de curso em um periódico de prestígio internacional é mais uma evidência da qualificação dos egressos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSM. O curso foi criado em 2009 e tem recebido conceitos máximos nas avaliações do MEC.  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47534

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes