CCNE divulga central de apoio ao ensino de ciências exatas aos estudantes da UFSM

Espaço de Tutoria fica na sala 1110, do prédio 13 do Campus Santa Maria.

Temas como dificuldades na aprendizagem, permanência e conclusão vem sendo cada vez mais discutidos dentro e fora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), é possível observar que esse fato se acentua por abrigar as “ciências duras”. Muitos dos estudantes que ingressam nos cursos da Unidade identificam uma lacuna entre o conteúdo apresentado no ensino médio e o conhecimento  exigido no ensino superior. Esse problema impacta diretamente nos índices de evasão e reprovação e têm mobilizado a direção da Unidade em implantar medidas que melhorem o ensino-aprendizagem, mas que também reflitam na qualidade de vida dos estudantes e nos indicadores de excelência exigidos pela sociedade.

Nesse contexto, no início deste semestre, a Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do CCNE  implementou a Central de Tutoria, um espaço destinado a auxiliar os alunos de toda Universidade tanto em dúvidas específicas como também no planejamento mais amplo para sanar dificuldades nas áreas de matemática, química, física e estatística. Esse auxílio é prestado por estudantes tutores com orientação docente e coordenados pela UAP. Nesse espaço os alunos podem contar com outros alunos dispostos a tornarem o processo de aprendizagem na Universidade mais tranquilo e eficaz.

De acordo com Rozieli Bovolini, servidora técnico-administrativa e coordenadora da Central, a a nova unidade tem o objetivo de contribuir para um melhor aprendizado dentro do CCNE: “esperamos que a criação e a implantação da Central de Tutoria favoreça na permanência e na aprendizagem de todos os estudantes que cursam alguma disciplina no CCNE, além de proporcionar mais um espaço de aprendizagem, de socialização e de acolhimento durante a sua trajetória na Universidade”, afirma. Além disso ela ainda chama atenção para  a construção de uma cultura de busca ativa pela construção do conhecimento, ou seja, “o estudante deve se motivar e escolher o caminho que quer seguir para garantir a efetividade de seu aprendizado”.

Muitos alunos recém chegados na Universidade nos procuram assustados e cheios de dúvida e é muito bom poder ajudar a deixá-los mais tranquilos sobre os conteúdos. Essa é a nossa função enquanto tutores”, disse o estudante do terceiro semestre de Engenharia Elétrica e tutor, Juliano Damiani. Segundo ele, o ambiente destinado a receber as tutorias oferece um espaço acolhedor e descontraído, contribuindo para a melhor compreensão de conteúdos mais complexos. “Depois que a gente ajuda os colegas a entenderem a matéria, eles costumam se sentir mais seguros e aprendem com mais facilidade”, pontua o tutor.

Giovana Sabadin, acadêmica de Farmácia atendida na Central, garante que esse espaço de aprendizagem é essencial para a formação dos conteúdos básicos. “Na aula muitas vezes a gente fica com vergonha de perguntar pro professor e aqui não, me sinto muito à vontade para dizer o que não entendi e pedir ajuda para aprender”, disse. Além disso, a estudante destaca a prestatividade e atenção dos tutores, que estão sempre dispostos a sanar as dúvidas e procurar explicar os conteúdos da melhor forma possível.

A Central de Tutoria do CCNE está localizada na sala 1.110, do prédio 13. O atendimento é feito por 30 tutores distribuídos nos três turnos, das 7h30 às 21h30, de segunda à sexta, conforme quadro disponibilizado no mural em frente à sala da Central.

Texto: Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE