Sítio principal da UFSM está mais acessível e apresenta informações de cursos de melhor forma

O Sítio principal da UFSM passou por algumas mudanças na madrugada desta terça-feira (30) para esta quarta-feira (1º). As principais alterações, implantadas pelo Centro de Processamento de Dados, tiveram como finalidade ampliar a acessibilidade dos usuários, com a mudança do menu principal, e apresentar de melhor maneira as informações relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação.

Na estrutura atual, o menu está mais compacto, apresentado em barra as informações que estavam anteriormente na lateral esquerda. Para quem acessa o sítio pelo desktop, notará uma página mais leve. No celular, a experiência do usuário também melhorou, pois os dois menus (lateral e horizontal) estão unificados, o que permite telas iniciais com menos informações visuais.

A alteração do menu também foi pensada para facilitar o acesso de internautas cegos ou com baixa visão. Os leitores de tela, como NVDA (Non Visual Desktop Access), não lerão mais todo o menu horizontal a cada novo acesso à página inicial.

Informações sobre cursos

Os estudantes e os futuros estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação estão entre os públicos principais do sítio da UFSM. Neste sentido, o CPD buscou soluções para melhor apresentar informações gerais, como ementas, e questões específicas, como pré-requisitos e disciplinas equivalente.

Anteriormente, as ementas dos cursos estavam no Portal do Ementário, estrutura externa ao sítio principal da UFSM, o que dificultava a navegação. Agora toda a base de dados do Portal do Ementário está disponível no próprio sítio da UFSM.

Os estudantes e futuros estudantes encontram, na área de Informações Curriculares dos sítios dos cursos de graduação e de pós-graduação, a versão atual e as anteriores do currículo, a estrutura curricular e a sequência aconselhada de disciplinas por semestre. Ao acessar uma determinada disciplina, o internauta encontrará, além de informações sobre o programa, pré-requisitos e disciplinas equivalentes.

Novo sítio da UFSM entrou no ar em agosto

O atual sítio principal da UFSM foi disponibilizado ao público em agosto de 2018. É o sétimo desde que a Universidade deu início a sua presença digital em 1997. A proposta atual foi construída coletivamente a partir de diretrizes definidas pelo Grupo de Trabalho em Mídias Digitais, integrado por técnicos e professores das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Arquivologia e Acessibilidade.