Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto de extensão elabora guia de produtores de hortifrutigranjeiros e agroindústrias da região



Iniciativa do Projeto de Extensão Qualificação dos Sistemas de Informação para Distribuição e Mercados de Alimentos, coordenado pela professora Janaína Balk Brandão, do Departamento de Extensão Rural da UFSM, o Guia de Produtores de Hortifrutigranjeiros e Agroindústrias da Região Centro do RS foi lançado na segunda-feira (29), em uma atividade no Hotel Dom Rafael, bairro Cerrito, Santa Maria.

O guia tem a proposta de disponibilizar uma rede de contatos que facilite o encontro de quem produz alimentos com os proprietários de restaurantes. Estão listados agroindústrias, vinícolas, produtores das áreas de fruticultura, olericultura, apicultura, massas, embutidos, doces, sorvetes, queijos, cortes suínos e ovinos.

A ideia do guia surgiu de uma pesquisa com hortifrutigranjeiros de Santa Maria, na qual se constatou que apenas 0,66% deles forneciam produtos para restaurantes da cidade. O projeto foi apresentado pela primeira vez aos representantes dos restaurantes em agosto de 2018. A seguir, houve uma reunião com as agroindústrias e produtores de hortifruti, com os quais se obtiveram informações sobre disponibilidade, variedade e quantidade de produção.

Ao longo das 26 páginas do guia, constam os nomes dos produtores rurais, endereços, fotos, relação dos produtos, serviços de entrega e locais de venda. Além de fortalecer a agricultura familiar da região, a iniciativa vai colocar à disposição dos consumidores alimentos frescos e de qualidade e com origem conhecida.

O lançamento do livro conta com o apoio dos governos municipal e estadual, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47573

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes