Alunos da UFSM fazem ações de conscientização da comunidade sobre o ruído

Professores e alunos de graduação e pós-graduação de Fonoaudiologia e do curso de graduação em Engenharia Acústica da UFSM realizaram ações de conscientização sobre o ruído. As atividades fizeram parte da 12ª Semana de Conscientização sobre o Ruído em Santa Maria, que ocorreu de 22 a 27 de abril. Elas foram promovidas pelo projeto de extensão “O Ruído Nosso de Cada Dia: Fonoaudiologia e Interdisciplinaridade na Construção do Conhecimento Científico-Cultural e na Promoção da Saúde”, sob a coordenação da professora Valdete Alves Valentins dos Santos Filha.

A Semana de Conscientização sobre o Ruído teve como tema “Sua saúde merece atenção, cuide dela com coração”. A realização do evento coincidiu com a campanha do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, realizado em 24 de abril. A data tem por objetivo conscientizar a população sobre o ruído e seus efeitos e esclarecer sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído social e/ou ocupacional, além de fomentar questões relacionadas à saúde e qualidade de vida.

As atividades de conscientização foram realizadas em empresas, indústrias, escolas de ensino fundamental e médio, praças, shoppings, prédios da própria UFSM, Feira do Livro e espaços públicos. Nesses ambientes, durante os dias 26 e 27, juntamente com apresentações artísticas, buscou-se impactar o público, com exposição ao ruído social e/ou ocupacional. Entre os públicos-alvo, estavam professores e estudantes, expostos ao ruído escolar, e usuários de dispositivo sonoro individual (fone de ouvido), entre outros.

As ações incluíram ainda a distribuição de materiais impressos (folders, panfletos, cartazes e jornais), exposição de faixas educativas, medição de nível de pressão sonora, palestras, workshop, questionamentos sobre o tema em questão e disponibilização de avaliações auditivas e do equilíbrio.

Texto: Ana Laura Iwai, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias