Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Doutorando da UFSM ministra oficinas de jornalismo científico em Moçambique



Entre os dias 22 a 30 de abril, o doutorando em Comunicação Midiática da UFSM Ulysses Varela ministrou na Universidade Pedagógica de Maputo (UP), localizada em Moçambique, mais uma edição da Oficina de Jornalismo Científico Online, proferida aos acadêmicos do 3º ano do curso de Jornalismo daquela universidade.

Oficina foi ministrada para alunos de Jornalismo da Universidade Pedagógica de Maputo

A oficina faz parte da agenda de atividades programadas, que vem sendo cumprida deste setembro de 2018, pelo doutorando naquele país, como bolsista do Projeto Educomunicação Intercultural, financiado pelo Programa Abdias Nascimento.

Durante a oficina, os acadêmicos tiveram acesso a conhecimentos relacionados à divulgação científica e à prática do jornalismo científico na profissão que escolheram e puderam exercitar a produção e publicação de textos em um blog de notícias científicas alimentado pela turma.

Para o estudante de Jornalismo Edimilson Massango, participante da atividade, “a oficina foi importante, pois ampliou nosso conhecimento na área do jornalismo científico, produção de textos para internet e postagem em sites. Certamente estes conhecimentos serão úteis na prática, ainda mais no meu caso que já tenho um blog de notícias e estou pensando em melhorá-lo cada vez mais”, enfatizou.

Segundo a professora Leonilda Sanveca, diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da UP, a troca de conhecimentos entre Brasil e Moçambique é de fundamental importância, pois os cursos de Comunicação são novos na instituição e necessitam de novas aprendizagens. “A interação que estamos tendo com o Brasil está sendo positiva tanto aos acadêmicos da Universidade Pedagógica quanto aos alunos brasileiros, pois ambos ampliam suas experiências teóricas e práticas. Certamente temos muito mais a ganhar com esta experiência com o Brasil”, destacou.

Além desta oficina no mês de abril, outra já foi ministrada no segundo semestre de 2018 para a turma de Mestrado em Mídias Digitais da UP. De 6 a 17 de maio de 2019, está prevista a realização da terceira edição da oficina sobre jornalismo científico, com outra turma do curso de Jornalismo (noturno).

Sobre o programa – Na UFSM, o Projeto Educomunicação Intercultural, do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, é coordenado pela professora Rosane Rosa, vinculada ao Departamento de Ciências da Comunicação e aos cursos de pós-graduação em Comunicação Midiática e Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. A iniciativa tem mantido anualmente em Moçambique, de 2016 a 2019, dois acadêmicos de graduação e um doutorando de Comunicação.

O programa destina-se à estruturação, ao fortalecimento e à internacionalização dos programas de pesquisa e de pós-graduação, por meio da mobilidade docente e discente internacional. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Esta iniciativa tem o objetivo de incrementar o intercâmbio acadêmico entre instituições de pesquisa e ensino superior do Brasil e do exterior, de modo a proporcionar a realização de atividades conjuntas de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação com parceiros estrangeiros, especialmente na área de tecnologia assistiva, bem como atender, preferencialmente, a candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.



Publicações Recentes