Programa de Residência Pedagógica da UFSM está com vaga abertas

O Programa de Residência Pedagógica da UFSM disponibiliza vagas para alunos de licenciatura da instituição. Estão abertas 2 vagas para a área de Matemática, 5 para Língua Portuguesa e 3 para Educação Física. As inscrições encerram-se ao meio-dia desta quinta-feira (9).

São oferecidas também duas vagas na área de Matemática para professores da educação básica que queiram atuar como preceptores dos acadêmicos em escolas previamente cadastradas no Sistema Capes/Residência Pedagógica. As inscrições seguem abertas até 16 de maio, ao meio-dia.

Os alunos devem ter concluído no mínimo 50% da carga horária do curso ou estar cursando a partir do quinto semestre. Já o preceptor deve possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica.

O programa de Residência Pedagógica visa à aproximação entre a formação universitária e a realidade escolar, proporcionando aos estudantes de licenciatura o exercício ativo da relação entre teoria e prática profissional docente.

Os acadêmicos deverão elaborar, juntamente com um professor orientador e um preceptor, um plano de atividades de residência, a ser desenvolvido em uma escola da educação básica, apresentando um relatório de atividades ao final do período.

Instruções para inscrição e outras informações constam nos editais Nº 032/2019 (para alunos de licenciatura) e Nº 033/2019 (para preceptores), que estão disponíveis na página www.ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3220-8338 e pelo e-mail residenciapedagogica.ufsm@gmail.com.