PRPGP informa sobre o recolhimento de bolsas Capes

De acordo com Ofício Circular nº 1/2019-GAB/PR/CAPES, de 08 de maio de 2019, enviado para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a Diretoria Executiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) decidiu recolher as cotas de bolsas não utilizadas no último mês de abril, no âmbito dos seus programas de fomento, referente ao Programa de Demanda Social (DS), Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) e Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

A PRPGP esclarece que as bolsas cortadas, consideradas “ociosas”, referem-se a cotas recentemente liberadas, após as defesas finais de Dissertações e Teses, e que seriam repassadas a novos estudantes. Também contemplam bolsas que a Universidade pretendia remanejar para os novos cursos de Mestrado e Doutorado da instituição. Essa medida, contudo, foi suspensa pela Capes, ainda em março.

O bloqueio não afeta as bolsas que estão implementadas.

Na UFSM, o impacto direto desta medida resultou no corte de 13 bolsas de Mestrado, 13 bolsas de Doutorado e 1 bolsa de Pós-Doutorado, totalizando o recolhimento financeiro de aproximadamente R$ 52.200,00 mensais. Este recurso seria repassado a estudantes dos cursos de Pós-Graduação da instituição, viabilizando a execução de suas pesquisas.

Atualmente estão matriculados em cursos de Pós-Graduação stricto sensu da UFSM 2.222 estudantes de mestrado, 1.709 de doutorado e 122 de pós-doutorado. A instituição conta hoje (9), após este corte, com 672 bolsas de mestrado e 470 bolsas de doutorado, concedidas pela Capes por meio do Programa de Demanda Social, e 63 bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado.

A PRPGP/UFSM está em constante contato com os órgãos de fomento e novos esclarecimentos oficiais da CAPES poderão ser divulgados a qualquer momento.