Reitores de instituições federais gaúchas são recebidos na Assembleia Legislativa

Reunião dos reitores com parlamentares gaúchos ocorreu na noite de quinta-feira (9)

Acompanhado dos dirigentes das universidades e institutos federais do estado, o reitor da UFSM, Paulo Burmann, participou de uma reunião junto à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ontem (9), à noite, em Porto Alegre. O objetivo foi buscar o apoio dos parlamentares à mobilização contra os cortes orçamentários promovidos pelo governo federal na educação.

Dentre os encaminhamentos da reunião, foi organizada a ida de uma comitiva do Rio Grande do Sul a Brasília nos próximos dias, para reivindicar a suspensão dos contingenciamentos. Os deputados gaúchos e os representantes das instituições de ensino vão buscar realizar audiências com o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Também foi articulada a realização de um grande ato em defesa da educação pública na Assembleia Legislativa. O grupo ainda irá convidar o governador do Estado, Eduardo Leite, para que se engaje no movimento de apoio às universidades e aos institutos federais.

No encontro, Burmann destacou o trabalho plural desempenhado pelas universidades. “É um trabalho para além das ideologias, porque a universidade é o espaço da pluralidade, é o espaço onde temos diferenças de todas as ordens. E é exatamente em cima dessas diferenças que nós crescemos. A soberania nacional é um interesse de todo o país, e o que queremos aqui é apelar a todas forças políticas para que possam somar forças, com suas diferenças, na defesa da educação”, assinalou.

Além da UFSM, participaram do encontro representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e do Instituto Federal do Sul (IFSul). Entre os parlamentares estavam o presidente da Assembleia Legislativa, Luis Augusto Lara (PTB), os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT), Edegar Pretto (PT), Sofia Cavedon (PT), Fernando Marroni (PT), Sebastião Melo (PMDB), Gerson Burmann (PDT) e Luiz Henrique Viana (PSDB), além da deputada federal Fernanda Melcchiona (PSOL).

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira