UFSM-FW realiza treinamento para a Patrulha Ambiental da Brigada Militar

Professores e alunos do curso de Engenharia Florestal capacitaram membros da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Frederico Westphalen para o uso e manejo de drones. A iniciativa surgiu a partir de uma demanda do próprio batalhão, que comprou o equipamento para fiscalização, mas não sabia como utilizá-lo.

O treinamento aconteceu nas dependências da universidade no dia 30 de abril e foi ministrado pelo professor Marciano Friedrich, em conjunto com Eduardo Rieder, acadêmico do curso de Engenharia Florestal da UFSM-FW. Estiveram presentes seis soldados do batalhão, dentre eles a comandante Juliana Celita Lahr, que agradeceu a oportunidade e o acolhimento da universidade.

O drone, muito utilizado na agricultura de precisão, se tornou também um novo aliado dos organismos ambientais na proteção, fiscalização e gestão do meio ambiente. A Patram acredita que o uso do drone facilitará na identificação de irregularidades principalmente em áreas de difícil acesso. Em entrevista, a comandante reforçou a importância desta iniciativa, pois sem o treinamento necessário, não poderiam utilizar o equipamento. Para ela, o uso do drone é um grande avanço pois otimiza o tempo dos soldados, além de material e deslocamento com viaturas, já que proporciona uma ampla visão de área.

O treinamento foi considerado um grande avanço, não só para a Patram, mas também para a universidade, que valoriza a disseminação do conhecimento. Além disso, a Brigada Militar levantou interesse em outras parcerias com a UFSM – Frederico Westphalen, já envolvida em projetos de defesa ao meio ambiente no município.

Nesse sentido, de acordo com o professor Rafaelo Balbinot, responsável pela iniciativa e mediação entre a universidade e a Patram, será lançado um projeto de extensão para possibilitar a constante atualização dos integrantes da Patram. Para o professor, a iniciativa gerou um grande impacto positivo, já que a capacitação permitirá ampliar a fiscalização de crimes ambientais, gerando economia de dinheiro público, diminuição de riscos e aumento da capacidade de fiscalização.

O projeto de extensão irá aperfeiçoar o uso do drone, visando questões e necessidades diárias da Patram. Como conta o professor Marciano Friedrich, o próximo encontro será totalmente prático, ao contrário do primeiro que abrangeu questões gerais de apresentação e familiaridade com o drone. Dos conteúdos do projeto de capacitação, destaca-se a possibilidade de visões cada vez mais panorâmicas e medições ainda mais precisas. Segundo Marciano: “Na medida em que estudamos e pesquisamos as limitações e os potenciais de uma tecnologia, queremos compartilhá-la, essa é a mensagem do nosso projeto. Extrapolar para fora da universidade o que pode ser útil para outras pessoas ou organizações”.

Fonte: Núcleo de Comunicação Institucional da UFSM-FW