UFSM inaugura Sistema de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica pioneiro no Brasil

Foto colorida horizontal com Tiago Marchesan falando ao microfone
Tiago Marchesan afirmou que o sistema inaugurado coloca a UFSM na vanguarda da tecnologia

“A UFSM mostra aqui a sua inserção na sociedade, ao criar soluções inovadoras a partir do conhecimento gerado na Universidade. O que estamos inaugurando hoje nos coloca na vanguarda da tecnologia”. Foi desta forma que o professor Tiago Marchesan, diretor do Centro de Tecnologia e coordenador do Projeto de Eficiência Energética da UFSM, definiu o Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica, inaugurado oficialmente na tarde desta segunda-feira (13). A cerimônia foi realizada no Salão Imembuí, no campus sede da Universidade.

Participaram da inauguração, o reitor, Paulo Burmann, o vice-reitor, Luciano Schuch, o coordenador do projeto de P&D e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, professor Daniel Bernardon, e os representantes do  Departamento de Inovação da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Energia), Rafael Gomes Bento, e da startup Fox IOT, incubada da Pulsar UFSM, Lucas Maziero.

O Sistema de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica é resultado de três anos de pesquisas conduzidas junto ao Centro de Tecnologia da UFSM, com o financiamento da CPFL Energia. Dando continuidade ao Projeto de Eficiência Energética da Universidade, o sistema está sendo utilizado na gestão energética da Universidade e também será explorado comercialmente pela Fox IOT, que desenvolve soluções para o monitoramento inteligente do consumo de energia elétrica. O sistema tem um amplo potencial de mercado, podendo ser aplicado a várias concessionárias de energia, no Brasil e no exterior.

O representante da CPFL Energia, Rafael Gomes Bento, comemorou a parceria com a Universidade, destacando a qualidade técnica dos pesquisadores da instituição e a importância do desenvolvimento de pesquisas integradas. Segundo ele, a instalação desta rede de monitoramento de energia constitui-se, para  CPFL, como um laboratório vivo para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Daniel Bernardon observou que, além de resultar na racionalização do consumo de energia elétrica, o sistema é também um legado para a Universidade, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento de novas pesquisas. No mesmo sentido, Tiago Marchesan salientou a importante relação entre o ensino e a pesquisa aplicada, gerando soluções inovadoras para a sociedade. O diretor do Centro de Tecnologia também destacou o caráter inovador do projeto: “Somos pioneiros no Brasil no desenvolvimento desse sistema”, afirmou.

Foto horizontal colorida com o reitor falando ao microfone, tendo ao fundo o painel do salão Imembuí e uma tela para projeções
Reitor avaliou a inauguração do sistema como um feito histórico para a Universidade

Encerrando o evento, o reitor avaliou a inauguração do sistema como um feito histórico para a Universidade. Ele lembrou que esta iniciativa dá continuidade a outras ações já realizadas por meio do Projeto de Eficiência Energética da UFSM, contribuindo para a melhoria contínua da gestão ambiental e financeira da instituição. Burmann também destacou o caráter pedagógico do projeto: “Para além do desenvolvimento tecnológico, esta iniciativa provoca uma mudança de cultura e de postura em relação ao consumo de energia”.

O Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica abrange 60 medidores de energia individualizados, instalados nas diferentes unidades acadêmicas do campus sede da UFSM. Permitindo o acesso remoto, inclusive via smartphone, o sistema vai possibilitar o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica nos principais prédios do campus. Desta forma, a gestão da Universidade poderá identificar possíveis gargalos e atuar de forma mais eficiente na redução dos gastos com energia elétrica.

Saiba mais sobre o projeto assistindo ao vídeo de apresentação do sistema:

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

Fotos: Laura Coelho, bolsista da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor