Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa recruta voluntários do sexo masculino para avaliações funcionais sobre apneia obstrutiva do sono



Projeto de pesquisa intitulado “Comparação de força, resistência muscular inspiratória e capacidade funcional entre pacientes com apneia obstrutiva do sono e indivíduos saudáveis” recruta indivíduos do sexo masculino, com idade entre 30 e 60 anos, que não sejam regularmente ativos, com IMC ­ entre ≥ 18,5 e < 25,0 kg/m² (eutróficos, que não possuam sobrepeso ou obesidade).

Não serão incluídos no estudo: indivíduos com doenças pulmonares (asma brônquica, doença pulmonar obstrutiva crônica); com doenças neurológicas (neuropatias crônicas) ou cardíacas (doença arterial coronariana sintomática, disfunção ventricular esquerda); que façam uso de drogas como corticosteroides ou broncodilatadores; que apresentaram problemas de saúde agudos ou reclamações emergentes no último mês (infecções virais ou bacterianas, acidentes, reações alérgicas); e portadores de condições especiais que afetem a cognição e o entendimento do estudo.

O estudo visa realizar apenas avaliações funcionais, sem tratamento. Os exames que serão realizados são: polissonografia (exame que avalia qualidade do sono), manovacuometria (avaliação da força dos músculos respiratórios), espirometria (avaliação da função pulmonar), teste de resistência muscular inspiratória e teste de caminhada dos seis minutos (avalia capacidade funcional) e questionários de qualidade do sono e mini exame do estado mental. O participante, após as avaliações, receberá um relatório contendo todos os resultados, que serão explicados pelo avaliador responsável.

A pesquisa será realizada em quatro dias distintos (não é necessário que sejam em sequência), com duração de cerca de uma hora. Horário a combinar, de acordo com a disponibilidade do participante e do pesquisador.

A pesquisa ocorre no Laboratório de Fisiologia e Reabilitação (Lafir), localizado no prédio anexo do CCS (prédio 26), e faz parte do trabalho de conclusão de curso de Fisioterapia de Luiza Manganeli, sob orientação da professora Carine Cristina Callegaro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-47760

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes