Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Reitor da UFSM cumpre agenda na China nas próximas semanas



O reitor da UFSM, Paulo Burmann, viaja para cumprir agenda na China durante as próximas semanas, a convite da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC). O reitor será acompanhado pelo professor Érico Marlon de Moraes Flores, assessor de Gabinete do Reitor na Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM. Burmann e Flores integram uma comitiva brasileira.

A missão de duas semanas será financiada pelo programa Capes PrInt, que tem o intuito de desenvolver e fomentar o avanço institucional da internacionalização nas Instituições de Ensino Superior brasileiras, estimulando a competitividade e a visibilidade da produção científica do País. A viagem será voltada principalmente para o setor comercial da China, mas também contará com encontros importantes com universidades chinesas, com as quais a UFSM pretende estabelecer acordos de cooperação em áreas estratégicas, especialmente no campo da tecnologia.

Burmann espera dessa missão trazer algum retorno concreto para UFSM em termos de núcleos de pesquisa e desenvolvimento. Ao mesmo tempo, também busca formar acordos de cooperação, que permitam o intercâmbio de professores, estudantes e técnicos entre a UFSM e as universidades chinesas. Segundo o reitor, há um interesse forte, já anunciado por parte de grupos chineses, de construção de uma unidade hospitalar de medicina chinesa na região e talvez o fato possa estar associado a UFSM.

“Nós estamos desenhando boas possibilidades de cooperação e parceria. Então avaliamos que os resultados serão muito positivos”, aponta Burmann. O reitor permanecerá em missão na China até o dia 2 de junho. Neste período, o vice-reitor, Luciano Schuch, estará no exercício da Reitoria.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

 



Publicações Recentes