Vice-reitor participa de audiência em defesa das universidades

Audiência pública ocorreu no Teatro Dante Barone. Crédito foto: Tiago Machado

Os contingenciamentos orçamentários e seus impactos nas instituições federais de educação sediadas no Rio Grande do Sul foram as pautas que nortearam os debates entre reitores, diretores, gestores, professores, servidores e estudantes, na manhã desta terça-feira (21), em uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O encontro, ocorrido no Teatro Dante Barone, foi proposto pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia e conduzido pela presidente do colegiado, deputada Sofia Cavedon (PT), e pelo deputado Fernando Marroni (PT), ambos proponentes da audiência.

O vice-reitor Luciano Schuch representou a UFSM na audiência. Em seu pronunciamento, ele destacou a importância das universidades públicas na produção científica nacional, lembrando que mais de 95% da pesquisa desenvolvida hoje no país é feita por instituições públicas. “O maior ativo que uma nação pode ter é o conhecimento, a ciência, a tecnologia. E onde estão esses ativos? Estão com nossos jovens, nas nossas universidades e nos institutos. Quando deixamos de investir nisso, perdemos nossa visão de futuro, de aonde queremos chegar”, afirmou Schuch.

Também se manifestaram em defesa da educação pública de qualidade e pela retomada dos recursos orçamentários às instituições educacionais federais os deputados Rodrigo Maroni (Podemos), Valdeci Oliveira (PT), Luciana Genro (PSOL), Fernando Marroni (PT) e Edegar Pretto (PT); o diretor do Sindicato Intermunicipal dos Professores de Instituições Federais de Ensino Superior do Rio Grande do Sul (Adufrgs), Lucio Vieira, a reitora do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Carla Jardim; o reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Júlio Heck; a pró-reitora de planejamento da Universidade Federal da Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Alessandra Dahmer; o pró-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Mário Renato de Azevedo Junior; o procurador federal Eurico Rodrigo de Freitas; além de representantes da Adurgs, Andes, UEE-Livre, representantes de associações e de sindicatos de servidores e estudantes das universidades federais e das instituições federais no RS.

Além deste evento, está marcado para o dia 10 de junho, às 17h, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias do Rio Grande do Sul, intitulada “De olho no futuro, unidos pelo conhecimento”. O evento acontecerá no Solar dos Câmara, na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.

Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor, com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa