Trabalhos de professores e acadêmicos de Medicina Veterinária são destaque em congresso nacional

Foto colorida horizontal mostra grupo de acadêmicos posando para a foto, uns em pé e outros agachados, em frente a um painel do evento
Grupo da UFSM participou do 23º Congresso Brasileiro de Reprodução Animal

De 15 a 17 de maio foi realizado em Gramado o 23º Congresso Brasileiro de Reprodução Animal. A equipe do Laboratório de Embriologia e Biotécnicas Aplicas à Reprodução Animal – Embryolab Biotechnology da UFSM esteve presente com 11 resumos. Os estudos foram desenvolvidos pela equipe integrada pelos professores Gilson Antonio Pessoa, coordenador do Embryolab Biotechnology, e Ana Paula Martini e alunos de graduação em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e empresas (Zoetis, Ouro Fino e Crio Central).

Durante o evento, o acadêmico do curso de Medicina Veterinária e integrante do Embryolab Fernando Pozzobon Bortoluzzi apresentou o trabalho de pesquisa “Comparison of the cooled and frozen semen on pregnancy rate of Bos taurus heifers submitted do TAI“, que foi escolhido entre os melhores trabalhos do evento e será publicado como artigo na íntegra na Revista do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.

A também acadêmica de Medicina Veterinária e integrante da Equipe Embryolab Juliana Bastos Giudice igualmente foi agraciada entre os melhores trabalhos, com o resumo intitulado “Implante intravaginal de progesterona (1,9g) no controle folicular de éguas”, desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para também ser publicado como artigo na Revista do Colégio Brasileiro de Reprodução Animal.

Na avaliação do professor Gilson Pessoa, a participação de acadêmicos em grupos de pesquisa é extremamente importante para a formação e o desenvolvimento como futuros profissionais com visão técnico-científica.