Time de futsal da UFSM enfrenta o União Independente neste sábado pela Série Ouro

Após duas vitórias seguidas na Série Ouro do Campeonato Estadual, o time de futsal da UFSM terá o desafio de encarar o clássico local contra o União Independente neste fim de semana pela competição. Será o primeiro encontro das duas equipes na elite do futsal gaúcho. E ambas chegam em situação idêntica na tabela de classificação. O União aparece em 3º lugar na chave A, com seis pontos, e a UFSM é a 5ª colocada, com a mesma pontuação. Portanto, o jogo deste sábado (25), que começa às 21h no Centro Desportivo Municipal (CDM), pode ser fundamental na disputa pela terceira colocação e para poder brigar pelo segundo posto do grupo, que garante passagem direta para as quartas de final do campeonato.

Enquanto a UFSM vem de triunfos sobre a Associação Rosário de Esportes (ARE) e o Palmeiras de São Gabriel, o União Independente vem de um tropeço na última rodada, quando foi superado pela Associação Santa Cruzense de Futsal (Assaf), em Santa Cruz do Sul.

Destaque da última partida da UFSM, o fixo Farias acredita que a equipe ganhou confiança após vencer duas partidas seguidas, mas ressalta que é necessário continuar evoluindo. “Sabemos da qualidade do adversário, mas também acreditamos na qualidade e no trabalho que nossa equipe vem desenvolvendo. Esperamos sair de quadra com mais um resultado positivo”, acrescenta.

O fixo Guinho, que estreou na partida contra o Palmeiras, destaca que a preparação para esse jogo foi intensa e acredita que isso pode fazer a diferença no jogo. Segundo ele, “a semana de clássico é diferente. O jogo vai se aproximando e começa a dar um frio na barriga, mas tenho certeza que faremos uma grande partida”. Sobre isso, Farias acrescenta que na semana de clássico “aumenta a ansiedade, todos ficam mais motivados para jogar e ajudar a equipe da melhor forma para alcançar um bom resultado”.

Para o clássico, o técnico Gabriel Pranke terá os desfalques do ala Moisés, que deslocou o ombro na última partida, e do ala Irion. Já o ala Bernardo e o pivô Carlos são dúvidas para o confronto. O time treinou normalmente de segunda (20) a quarta-feira (22), nos horários normais. Na quinta-feira (23), a equipe treinou junto com o elenco sub-20 no Ginásio Didático 3 do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), devido à realização de jogos do Citadino no CDM.

Na história do confronto, o União Independente leva ampla vantagem. O time venceu as duas partidas contra a UFSM na Série Bronze 2016, e repetiu o feito em 2017. No ano passado, o União venceu o confronto válido pelo primeiro turno. Já no segundo turno, a UFSM teve amplo domínio na partida, chegou a abrir 2×0 e acabou cedendo a virada para o adversário. Nos segundos finais, o time da universidade buscou o empate e definiu o placar em 3×3, garantindo o primeiro empate na história do confronto. Neste sábado, o elenco universitário busca não somente os três pontos, mas também a quebra desse tabu.

Ingressos – Sócios-torcedores da UFSM têm entrada gratuita no jogo. Quem comprar o ingresso momentos antes da partida paga R$ 15,00. Entretanto, se os ingressos forem adquiridos antecipadamente, custam R$ 7,00 para estudantes e R$ 10,00 para o público em geral. Eles estão à venda nos seguintes locais:

– KeepFit Academia (na esquina das ruas Tuiuti e Professor Braga). Nesta sexta-feira (24), a academia estará aberta até as 22h. No sábado, o horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 15h às 18h.

– Rótula Papelaria (próxima a rótula de acesso à UFSM, na Faixa Nova de Camobi). Nesta sexta, funciona no horário comercial. No sábado, fecha às 15h, sem fechar ao meio-dia.

– Calçadão Salvador Isaia, no sábado, das 10h às 12h.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Futsal UFSM