Edital visa à solução de gargalos tecnológicos de empresas incubadas na UFSM

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, em parceria com a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), publicou o edital Nº 047/2019, que visa à solução de gargalos tecnológicos enfrentados por empresas incubadas na Pulsar Incubadora e na Incubadora Tecnológica de Santa Maria. Os servidores da UFSM interessados em apresentar projetos para a solução de alguma das 40 demandas apresentadas no anexo 1 do edital devem entregar uma carta de interesse para a Agittec até a próxima sexta-feira (31). Os projetos aprovados terão financiamento conjunto da UFSM, por meio da concessão de bolsas, e das empresas incubadas.

Antes da formulação do projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), haverá uma primeira fase de interação, que consiste na realização de um workshop no qual as empresas vão apresentar as suas demandas tecnológicas, para adequação do projeto às atividades desempenhadas por elas e à realidade do mercado. Formulados os projetos, seguem-se as fases de avaliação formal, avaliação de mérito, qualificação, ajustes, formalização e execução.

Será selecionada apenas uma solução para cada demanda apresentada, podendo ser concedidas até duas bolsas por projeto e até quatro por empresa. A UFSM vai conceder ao todo 20 bolsas do Fundo Incentivo à Inovação Tecnológica (FIT) – Empreende. O seu valor mensal será de R$ 400,00 para alunos da graduação e de R$ 240,00 para alunos de cursos técnicos, com vigência de um ano.