Abertas as inscrições para seminários nacional e internacional de Filosofia e Educação

Estão abertas as inscrições da primeira chamada de trabalhos para o 6º Seminário Nacional de Filosofia e Educação: Confluências (Senafe) e o 2º Seminário Internacional de Filosofia e Educação: Confluências (Seinfe), que serão realizados entre os dias 6 e 8 de novembro, no auditório do CCR, campus da UFSM Santa Maria. O tema do seminário, “Escola, violência e ética”, tem por objetivo congregar pesquisas que abordem o tema da violência relacionado à educação, na perspectiva ética.

O seminário pretende promover o diálogo com a comunidade escolar, bem como com acadêmicos e professores pesquisadores da graduação e da pós-graduação, tendo em vista a complementariedade entre epistemologia e hermenêutica, as narrativas oriundas das vivências da escola básica e a ausência, na educação, em trabalhar com situações de conflito.

A partir do confronto com o legado teórico acumulado sobre o tema, o evento busca discutir em tempos pós-traumáticos, como a política, ao invés da propalada emancipação, recebeu uma assinatura biopolítica, e como essa transição na modernidade pode ser pensada na relação entre filosofia e educação, mais especificamente as relações existentes entre a biopolítica, a barbárie e a formação humana.

O evento é dirigido a professores e estudantes de pós-graduação, do ensino superior e básico das redes municipal, estadual, federal e privada de ensino e conta com o apoio, além dos programas de pós-graduação em Educação e Filosofia da UFSM (PPGE e PPGF), também da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (Unicen), Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) e Universidade Autônoma de Madrid (UAM), da Espanha.

As inscrições estão abertas, divididas em duas chamadas: a primeira, de 20 de maio a 20 de julho, e a segunda chamada, de 21 de julho a 20 de setembro.

Mais informações no site, na página do evento no Facebook ou pelo e-mail senafeseinfe@gmail.com.