Doutorando em Letras ganha curso de formação profissional no Canadá

O projeto de extensão “Estúdio de Criação: Ensino e Prática de Linguagens Audiovisuais em Sala de Aula”, da TV Campus em parceria com o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, ganhou o 11º Prêmio Professores do Brasil, na categoria ensino médio. Como parte do prêmio, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o College and Institutes Canada (CICan), ofereceu aos aprovados um curso de formação profissional em Ottawa. O professor da rede estadual, João Pedro Wizniewsky e Amaral, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras, foi um dos contemplados com o curso.

João Pedro está no Canadá para aprender sobre o sistema de educação e visitará escolas de educação infantil, ensinos fundamental, médio e pós-secundário. Durante o aperfeiçoamento, o estudante encontrou com o embaixador do Brasil no Canadá, Denis Fontes, participou de palestra com o vice-presidente de gestão educacional da província de Ontario, e visitou lugares em Ottawa e Montreal para conhecer a cultura local. Durante o intercâmbio, o professor também fará um minidocumentário para a TV Campus.

O projeto de extensão Estúdio de Criação participou de convênio da UFSM com o Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). A proposta tinha como objetivo auxiliar no processo de reinserção social dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa. O convênio está salvaguardado dentro do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, projeto estratégico da Pró-Reitoria de Extensão. Além de João Pedro, o projeto contou com a participação dos servidores técnico-administrativos da TV Campus Rafael Salles Gonçalves e Thomás Dalcol Townsend.

Com informações do Núcleo de Divulgação Institucional da Pró-Reitoria de Extensão