Migraidh e Cerim convidam para evento sobre diversidade, interculturalidade e diálogos sociopolíticos

O Migraidh – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, que representa na UFSM a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, convida a comunidade para o evento Diversidade e (Inter)Culturalidade: Diálogos Sociopolíticos desde o Sul Global. Com uma programação formada por palestras, painéis e atividades culturais, o evento ocorre no dia 18 de junho, das 13h30min às 18h, na sala 218 (2º andar) da Reitoria.

Promovido em conjunto com o Comitê Representativo dos Estudantes Refugiados e Imigrantes (Cerim) da UFSM, o evento tem como objetivo propiciar o diálogo sobre a interculturalidade a partir das narrativas sociopolíticas e expressões culturais de imigrantes e refugiados que vivenciam a imigração no contexto da UFSM e da cidade de Santa Maria. Trata-se de uma oportunidade de promoção da internacionalização da universidade, pela via da socialização de outros e novos saberes.

As atividades serão ministradas pelos professores e alunos que integram o Migraidh, bem como por estudantes que ingressaram na instituição por meio do Programa de Ingresso de Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade da UFSM. A programação pode ser conferida a abaixo:

Programação:

13h30min – Abertura

14h – A política de ingresso na UFSM: internacionalização, interculturalidade e integração local

15h – Dança haitiana (ibolelê)

15h20min – Diálogos sociopolíticos sobre Haiti, Congo e Costa do Marfim

16h20min – Poesia e música haitiana

16h30min – Diálogos sociopolíticos sobre Angola, Cuba e Gana

17h30min – Confraternização de encerramento

A Pró-Reitoria de Extensão e o Observatório de Direitos Humanos são apoiadores do evento. A entrada é gratuita para todos os participantes, os quais vão receber certificado. Outras informações constam na página do evento no Facebook.