Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Colégio Politécnico promove o 2º Encontro Internacional de Produtores de Noz Pecan



Nos dias 28 e 29 de junho, o Colégio Politécnico da UFSM promove o 2º Encontro Internacional de Produtores de Noz Pecan (Nogueira-Pecã). O evento contará com a presença de um palestrante convidado do Chile, o especialista em frutos secos Mario Machuca, que atua como consultor de noz pecan nos Estados Unidos e em diversos países da América do Sul. No primeiro dia do evento, as atividades vão ocorrer das 8h30min às 17h30min no Auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao prédio 42 do campus sede. O dia seguinte será destinado a atividades práticas, que ocorrem das 9h às 12h, no Setor de Fruticultura do Politécnico, e das 14h às 16h, no anfiteatro do colégio.

Dentre os principais assuntos a serem debatidos no dia 28, destacam-se os seguintes: como o Chile passou de 2 para 10 toneladas por hectare em nozes walnut (Juglans regia); uso de reguladores de crescimento e produtos para quebrar a dormência em Pecan; como reduzir a alternância de produção; parâmetros das nozes para exportar para Estados Unidos e China; nutrientes exigidos em cada fase da nogueira; horas de frio dos últimos anos nas principais regiões produtoras de noz pecan no Sul do Brasil; como armazenar nozes com casca por 12 meses a temperatura ambiente; resposta da nogueira a reguladores testados na UFSM;

No dia 29, haverá práticas de campo sobre poda da nogueira pecan, demonstração sobre a aplicação de reguladores, demonstrações de máquinas e equipamentos por empresas convidadas e 2 horas reservadas para perguntas ao especialista chileno no auditório do Colégio Politécnico.

São ofertadas 150 vagas para o primeiro dia do seminário e cem vagas para o segundo. A taxa de inscrição para cada dia do evento é de R$ 100,00, totalizando R$ 200,00 para quem quiser participar de ambos.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cursosdefruticultura@gmail.com ou pelo telefone (55) 3220-9419 (ramal 202). Para pagar a taxa, os participantes devem fazer depósito no Banco do Brasil (agência 1484-2 e conta corrente 34619-5) e depois enviar o comprovante para o e-mail mencionado acima.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48190

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes