Minidocumentário da TV Campus aborda projetos de impacto social da UFSM

A TV Campus, emissora de televisão da UFSM, lançou na última quarta (12) o minidocumentário A UFSM e a Comunidade. Nele, três projetos relacionados aos pilares da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – mostram como a instituição auxilia no desenvolvimento de Santa Maria e região.

No eixo do ensino, o documentário retrata o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que tem como objetivo a alfabetização de crianças até os 8 anos de idade. Na UFSM, o pacto foi desenvolvido de 2012 a 2018 por professoras do Centro de Educação, com a coordenação da professora Helenise Sangoi Antunes.

Os consultórios itinerantes do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) são exemplo dos projetos de extensão. Eles realizam atendimento odontológico e oftalmológico gratuito de crianças de escolas estaduais e municipais, adultos matriculados em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pacientes oncológicos do Husm.

Já no pilar da pesquisa, foca-se em um projeto proveniente do Centro de Tecnologia que desenvolve um transformador de energia mais eficiente e menos nocivo ao meio ambiente, capaz de diminuir as perdas energéticas de modo a reduzir custos de operação e até mesmo o valor da tarifa elétrica paga pelos consumidores. Esse projeto de pesquisa deu origem à Fox Iot, uma empresa originada na incubadora Pulsar na UFSM.

O minidocumentário já pode ser acompanhado no canal da TV Campus no YouTube. No canal 15 da Net Santa Maria, ele é exibido nas quartas-feiras durante o mês de junho. As produções da TV universitária também estão no Facebook, no Instagram e no Farol – plataforma de vídeos e áudios da universidade.