Curso de Relações Internacionais realizou evento sobre guerras e transições sistêmicas

Foto colorida horizontal mostra quatro homens sentados em uma mesa no palco do auditório, voltados ao público, e no fundo um telão com o título da palestra
Palestra “Guerras e transições sistêmicas” foi realizada na quinta-feira (13)

O curso de Relações Internacionais da UFSM promoveu na última quinta-feira (13) a palestra “Guerras e transições sistêmicas”, que contou com três palestrantes: Bruno Hendler, professor da UFSM , Hélio Farias e Ricardo Zortéa, ambos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme).

As palestras abordaram a temática de guerras num contexto mundial e como elas mudam as relações internacionais ao longo dos anos.

Ricardo avaliou como positiva a realização do evento. “Em primeiro lugar, permitiu um debate entre agendas de pesquisa convergentes, que buscam analisar a relação entre economia, poder militar, guerra e disputa geopolítica, globalmente e no que diz respeito à inserção brasileira no sistema interestatal. Em segundo lugar, permitiu uma integração entre Academia e Forças Armadas”, pontuou o professor.

Já Hélio elogiou os alunos que participaram das palestras. “A recepção dos alunos foi ótima. Demonstraram, durante as palestras e na fase das perguntas, bastante interesse e engajamento. Participaram do evento com questionamentos que permitiram aos apresentadores discorrerem melhor sobre as temáticas em tela”, concluiu.

Segundo os organizadores, cerca de 100 pessoas assistiram às palestras.

Texto: Juan Grings, bolsista de Jornalismo no NCI/CCSH

Foto: Júlia Lima, bolsista de Desenho Industrial no NCI/CCSH