Inscrições para a Formação para Inclusão Educacional vão até 28 de junho

A Formação para Inclusão Educacional, ofertada a todos os servidores da UFSM, será realizada de 1º a 12 de julho, presencial, com aulas de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, no auditório da Prograd (sala 221, prédio 48D, 2º andar). Será fornecido certificado de 40 horas aos cursistas que tiverem pelo menos 70% de frequência.

O curso vem atender à necessidade de formação continuada na área da inclusão educacional, demarcada pelo contexto social contemporâneo. O programa, constituído por módulos temáticos especiais, visa favorecer práticas sociais originadas nos princípios da inclusão a partir da necessidade de sensibilizar os servidores da Universidade com vistas a um atendimento inclusivo, que contemple a diversidade dos usuários e frequentadores, tanto alunos quanto demais membros da comunidade universitária.

Serão desenvolvidas as seguintes temáticas: Uma universidade para todos/as; deficiências, diversidade e inclusão: (pre) conceitos e reflexões; políticas públicas e legislação brasileira para a inclusão; deficiência auditiva e surdez; cegueira e baixa visão; deficiência intelectual e autismo; altas habilidades/superdotação; deficiências físicas e motoras: barreiras arquitetônicas, design inclusivo e tecnologias assistivas; e transtornos mentais comuns.

As inscrições podem ser realizadas no Portal de Capacitação até o dia 28 de junho.