Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de pesquisa da UFSM participa de edição especial de revista europeia de química orgânica



O Núcleo de Química de Heterociclos (Nuquimhe) da UFSM, por intermédio do professor Marcos Antonio Pinto Martins, foi convidado a contribuir em uma edição especial da prestigiada revista europeia de química European Journal of Organic Chemistry (EurJOC). O convite foi endereçado ao grupo da UFSM pelas suas recentes contribuições nessa área. Dedicada ao aniversário de 50 anos da síntese dos rotaxanos, essa edição contou com a participação do ganhador do Prêmio Nobel de Química em 2016, professor Jean-Pierre Sauvage, como editor convidado.

Viaduto do campus sede da UFSM foi usado no “graphical abstract”, representação gráfica que resume o trabalho

O rotaxano é uma estrutura molecular composta por uma molécula de forma semelhante a um halter que é interligada mecanicamente por uma outra molécula na forma de uma roda. Algumas dessas moléculas podem funcionar como máquinas moleculares, as quais vêm ganhando cada vez mais importância pela promissora aplicação nas mais diversas áreas da ciência, desde sistemas biológicos a materiais com as mais variadas propriedades.

Nessa edição especial, foram selecionados 24 manuscritos, entre artigos e revisões, contando com a participação de pesquisadores de 14 países, como França, China, Estados Unidos, Espanha e Austrália. O Nuquimhe participou com duas publicações, sendo o único participante da América Latina e o único grupo de pesquisa que contribuiu com dois artigos. Os trabalhos publicados do grupo da UFSM destacam uma abordagem no contexto da engenharia de cristais, área que estuda o design e a síntese de estruturas supramoleculares no estado sólido com propriedades desejadas, baseada na compreensão e uso das interações entre as moléculas.

O primeiro artigo, intitulado “Mecanismos de cristalização aplicados para compreender a formação de cristais de rotaxanos” (Crystallization mechanisms applied to understand the crystal formation of rotaxanes) demonstrou propostas de como ocorre a formação de cristais de moléculas de rotaxanos. Esse trabalho apresenta novos dados que podem auxiliar no design de novos materiais cristalinos.

O segundo trabalho, com o título “[2]Rotaxanos contendo um macrociclo de tetralactano: o papel da ligação de hidrogênio trifurcada no estado cristalino” ([2]Rotaxanes bearing a tetralactam macrocycle: the role of a trifurcated hydrogen bond in the crystalline state), propôs uma nova metodologia para avaliar as ligações de hidrogênio nessas estruturas, considerando uma visão sistêmica ao assinalar a presença e contribuição energética dessas interações.

Além disso, nesse trabalho, os autores utilizaram a ponte do campus sede da UFSM como parte do seu graphical abstract, que é a representação gráfica que resume o trabalho. Nela, os autores demonstram os pilares físicos da ponte como sendo as interações NH∙∙∙O (ditas clássicas) e ao centro uma ilustração de um novo pilar sendo construído, fazendo alusão à interação CH∙∙∙O (comumente negligenciada), indicando a necessidade de se considerar essa interação nos estudos de rotaxanos.

Os artigos em questão têm como autores docentes e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Química da UFSM. A edição completa da revista EurJOC’s Special Issue dedicated to 50 Years of Rotaxanes pode ser acessada on-line gratuitamente até o final de junho de 2019.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48415

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes