UFSM promove mateada e apresentação de projetos de impacto na educação básica

A Universidade Federal de Santa Maria promove no próximo sábado (29) a primeira Mateada #SouUFSM, que apresentará à comunidade projetos de ensino, pesquisa e extensão que impactam na educação básica de Santa Maria e região. As ações terão início às 9h, na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade. Além da exposição dos projetos, a mateada contará com oficinas, atrações culturais e distribuição de água quente, erva-mate e revistas Arco. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos.

Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Gabinete do Reitor, a mateada traz projetos realizados pelos grupos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica e Programa de Educação Tutorial (PET). Os três são projetos que têm por finalidade auxiliar na formação de acadêmicos, tanto de licenciatura, como de bacharelado, em diferentes áreas de atuação.

O Pibid fomenta a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Já a Residência Pedagógica tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante nas escolas de educação básica da região. Por fim, o PET busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que vão além do ensino em sala de aula.

Programação:

9h – Abertura com participação da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal da Educação (Smed) e autoridades

A partir das 9h15min – Exposição dos projetos e distribuição da revista Arco

9h30min às 12h – Oficinas