Prograd divulga o Guia Acadêmico UFSM 2019

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibilizou em seu site a versão final do Guia Acadêmico 2019 da UFSM. A publicação oficial, de caráter normativo, em acordo com a Resolução Nº 008/1999, é voltada às comunidades externa e interna da UFSM, contemplando estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos.

O Guia Acadêmico traz informações sobre o ensino nos diferentes níveis e modalidades ofertados pela UFSM, da educação básica à pós-graduação, passando pela educação técnica e pela graduação, tanto presencial como a distância.

Além de orientações sobre as diversas formas de ingresso na UFSM e sobre a organização institucional, a publicação aborda temas específicos de interesse dos acadêmicos, como trancamento parcial e total do semestre, frequência mínima, revisões de nota, afastamento do aluno para tratamento de saúde, bem como os regimes de exercícios domiciliares e de recuperação dos estudos.

O guia também lista programas e benefícios para os alunos, como moradia, bolsas de formação estudantil, monitorias, transporte, alimentação e auxílio a material pedagógico. A publicação destaca diversos serviços que visam à integração biopsicossocial da comunidade da UFSM. Entre eles, estão as iniciativas de acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais especiais e os serviços de orientação pedagógica, vocacional e psicopedagógica para alunos com dificuldades de aprendizagem e organização dos estudos.

O Guia Acadêmico 2019 lista também as iniciativas que contemplam a diversidade na UFSM, envolvendo as populações pretas, pardas, indígenas, quilombolas, egressas de escola pública, refugiadas, migrantes em vulnerabilidade e LGBTQI+.

As resoluções citadas no Guia Acadêmico podem ser consultadas em portal.ufsm.br/documentos.