Acadêmicas podem participar de pesquisa de mestrado sobre violência de gênero na universidade

Acadêmicas da UFSM podem participar como voluntárias da pesquisa “Violência de gênero na universidade: percepção das mulheres estudantes e a rota crítica para seu enfrentamento”, que fará parte da dissertação de mestrado em Enfermagem de Taís Tasqueto Tassinari, com a orientação da professora Stela Maris de Mello Padoin e co-orientação da professora Tassiane Ferreira Langendorf.

A pesquisa pretende identificar as percepções das mulheres estudantes acerca da violência de gênero na universidade; caracterizar a população de mulheres estudantes universitárias que vivenciaram situações de violência de gênero e; conhecer os fatores que interferem na rota crítica (busca por ajuda) para o enfrentamento da violência. O estudo recebeu parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

A coleta de dados iniciou no mês de junho, por meio da aplicação de um questionário online, disponível no Portal do Aluno. Podem participar do estudo mulheres estudantes dos cursos técnicos não integrados ao ensino médio, graduação e pós-graduação, de qualquer campi da UFSM. O questionário está disponível para estudantes do sexo feminino e estudantes do sexo masculino que possuam nome social na Instituição.

O instrumento é composto por questões objetivas sobre dados sociodemográficos, acadêmicos, situação de violência, rota crítica e percepção sobre violência entre universitárias. Estima-se que o tempo de preenchimento seja entre 10 e 15 minutos.

Para dúvidas ou informações adicionais, as estudantes podem entrar em contato com as pesquisadoras na sala 1336, 3º andar do prédio 26, do CCS, ou pelo telefone (55) 3220-8938, com Taís ou Stela.