CEFD suspende atividades no estádio após problema na rede elétrica

O Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) teve as suas atividades parcialmente suspensas, por tempo indeterminado, em razão de uma pane elétrica ocorrida na tarde de terça-feira (2). A direção do centro emitiu um comunicado para informar toda a comunidade acadêmica sobre a situação, haja vista que professores de outros centros ministram disciplinas no CEFD e estudantes de vários cursos estão matriculados em disciplinas ofertadas pela unidade ou participam de projetos lá desenvolvidos. Além disso, a comunidade externa de Santa Maria e região utiliza o estádio ao participar de projetos de pesquisa e extensão. O comunicado está disponível abaixo:

Comunicado

Prezados servidores técnico-administrativos, docentes e alunos do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM,

Como já exposto em comunicado anterior, o prédio 51 do Centro de Educação Física e Desportos está sem luz e sem acesso à internet, devido a um grande curto-circuito em uma das caixas de luz do segundo andar, o que ocorreu na tarde de terça-feira (02/07/2019). Esse curto-circuito, por ter sido intenso, danificou boa parte do sistema elétrico do prédio 51, exigindo a substituição total da referida caixa de luz, o que, por sua vez, demandará tempo significativo. Tem-se a previsão de que tudo voltará ao normal na quarta-feira da próxima semana. O prazo decorre da indisponibilidade em estoque do quadro de distribuição, pois trata-se de sistema elétrico datado da construção do prédio. Além disso, soma-se o tempo necessário para troca dos disjuntores, refazimento do barramento de distribuição e vistoria da fiação elétrica.

Compreendemos os transtornos que algo dessa natureza pode gerar, tanto em questões administrativas quanto à finalização das aulas deste primeiro semestre. Contudo, as atividades que estão previstas para o Complexo Didático e Artístico (CDA), os ginásios e a piscina poderão ocorrer normalmente, pois esses anexos não foram atingidos. Além disso, poderão ser utilizadas algumas das salas de aula com forte luminosidade natural, para, por exemplo, aplicação de provas.

Estamos trabalhando junto à Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) para a resolução desses problemas, de modo que todas as atividades retornem à normalidade o mais rápido possível. Enquanto aguardamos a completa resolução dos problemas, as atividades administrativas estão suspensas, até segunda ordem. Além disso, o Núcleo de Infraestrutura (Ninfra) está trabalhando para a elaboração de uma grade de distribuição de espaços (salas de aula) emergencial, que será encaminhada por e-mail a todos os docentes ainda na data de hoje.

Procuraremos manter todos devidamente informados sobre o andamento da resolução do problema em questão. Pedimos que estejam atentos aos comunicados que serão publicados nas redes sociais, aplicativos e no site do CEFD, e, na medida do possível, enviaremos mensagens de atualização da situação via Whatsapp.

Agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Direção do CEFD