Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Ciclo de Estudos Palhaçaria e Ensino terá ações no campus, na Estação da Gare e em escola



Foto colorida horizontal com duas mulheres com o rosto pintado de palhaço fazendo acrobacias. Uma deitada, as mãos seguram o queixo, e a outra faz um semicírculo sobre ela
Programação do evento tem início na sexta (12)

O Ciclo de Estudos Palhaçaria e Ensino, desenvolvido pelo Grupo Cinecirco da UFSM, ocorre na sexta-feira (12) e no sábado (13). O objetivo é divulgar as ações da UFSM e firmar parcerias com instituições de ensino parceiras, como a Escola Estadual Margarida Lopes, de Santa Maria, e o Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A programação é estruturada pela integração dos projetos de ensino, pesquisa e extensão do Grupo Cinecirco. Haverá palestra, espetáculo, oficina e bate-papo.

O evento tem início na sexta de manhã, com a mostra de trabalhos da disciplina de Técnicas Circenses do curso de Artes Cênicas. A ação será desenvolvida no Centro de Artes e Letras (CAL), sala 1323 do prédio 40, em parceria com o Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, que participará com três turmas de alunos.

O evento contará com a participação especial da professora e pesquisadora da UFRGS Ana Carolina Fuchs, a “Palhaça Generosa”, que fará palestra e oficina. Sua conferência abordará o tema “Palhaçaria feminina”, e a oficina irá compartilhar sua experiência no ensino do teatro e da palhaçaria com jovens no Colégio de Aplicação da UFRGS. A convidada também participará de reuniões a fim de promover novas parcerias entre as duas instituições envolvidas.

A realização é da UFSM e Grupo Cinecirco, com apoio dos programas Fien, Fiex, Fipe e Pibic e coordenação da professora Raquel Guerra.

Programação:

Sexta-feira (12)

Local: Sala 1323 do prédio 40/CAL 

9h30: Mostra da disciplina Técnicas Circences do curso de Artes Cênicas. Orientação: Laédio Martins e Raquel Guerra (UFSM). Fechado para estudantes do Ipê Amarelo

11h: Palestra “Palhaçaria Feminina”. Ministrante: Ana Fuchs (Colégio de Aplicação da UFRGS)

Intervalo

Local: Escola Margarida Lopes, Camobi

15h: Oficina “Tem palhaçada na escola”. Ministrante: Ana Fuchs (Colégio de Aplicação da UFRGS)

16h30: Projeto Circo Grilo E JAI Jovem na Escola. Apresentadores: Marcius Minervini e Alvaro Pavan

17h30: Exibição do documentário “O circo passou…. Direção: Raquel Guerra (UFSM)

Sábado (13)

Local: Ateliê Estação da Gare, centro de Santa Maria

10h: Reunião interna do Grupo de Pesquisa Cinecirco.

15h: Bate-papo sobre festivais do riso.

17h: Encerramento.

Foto: Divulgação

 

 



Publicações Recentes