Projeto Cidadania do Ctism promoveu atividade sobre diversidade e respeito LGBTQI+

Foto colorida horizontal mostra cinco pessoas no palco do auditório, três sentadas e duas em pé, falando ao público
Music Day temático é realizado no intervalo de almoço

O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) sediou na quarta-feira (10), durante o intervalo de almoço, mais uma edição do Music Day, evento temático mensal que faz parte do Projeto Cidadania. Em sua quarta edição, o Music Day teve como tema “Diversidade e respeito LGBTQI+ e batalhas desarmadas de Slam”. O tema foi proposto pelos estudantes dos cursos de ensino médio integrado participantes do projeto.

Houve batalhas desarmadas de Slam entre estudantes dos segundos anos dos cursos integrados do Ctism, sob a coordenação da professora de Geografia Jacqueline Myanaki, sobre os conflitos no Oriente Médio, e apresentação da artista Leona Brilha, que performou a música “Geni e o Zepelim”, de Chico Buarque. A música conta a história de Geni, personagem de uma cidade que é duramente hostilizada por seus habitantes. Várias interpretações podem ser realizadas a partir da letra da música, e a Geni pode representar desde um sujeito que não se encaixa nos padrões sociais até  grupos sociais excluídos e atacados de modo preconceituoso pela sociedade.

Em seguida, realizou-se uma roda de conversa com a presença dos convidados e dos estudantes e servidores, que levou a comunidade do Ctism a refletir, de modo crítico, sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas LGBTQI+, e também levar ao conhecimento conquistas como o direito ao uso do nome social.

“Nós, do Projeto Cidadania Ctism, acreditamos que, por meio do diálogo, é possível combater preconceitos e estereótipos e contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania mais empática, mais engajada na luta contra todo e qualquer tipo de preconceito e mais criticamente informada”, afirma a professora Raquel Bevilaqua, coordenadora do projeto.

Entre os participantes estiveram o pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, o diretor geral do Ctism, Rafael Adaime Pinto, o diretor de Ensino, Fredi Ferrigolo, a artista Leona Brilha, entre outros.