Campus de Palmeira das Missões inicia campanha de adoção de animais abandonados

O Campus da UFSM em Palmeira das Missões iniciou neste mês a Campanha Adote um Amigo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre o abandono de animais e incentivar a adoção de cães que foram abandonados na instituição.

O abandono de animais na UFSM, infelizmente, é um problema comum, que ocorre também em outras universidades, pois geralmente os campi possuem lugares amplos onde as pessoas abandonam cães e gatos. Abandonar animais é crime com pena de 3 meses a um ano de detenção e multa, segundo a Lei Federal 9.605/98.

A permanência de cães na universidade representa um problema de saúde pública que compromete o bem-estar das pessoas e também dos animais, por viverem em um local inadequado.

No Campus de Palmeira das Missões, a equipe Cuca – Cuidadores dos Cães do Campus, formada por acadêmicos, docentes e técnicos da instituição, tem prestado atendimento aos cachorros abandonados, doando ração, realizando campanhas para arrecadação de recursos para castração, compras de vacinas e medicamentos e auxiliando no encaminhamento para tratamento e acolhimento dos animais abandonados dentro do campus. No entanto, a equipe e a instituição não são responsáveis pelos animais abandonados na UFSM, apenas tenta minimizar a situação de abandono.

Dessa maneira, a Campanha Adote um Amigo tem como objetivo divulgar os animais que circulam no campus para que os mesmos possam encontrar um lar através da adoção responsável e conscientizar as pessoas a não abandonarem os animais.

Mais informações na página @adoteumamigoufsmpm ou pelo telefone (55) 3742-8802.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões