Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Abertura do 34º Festival Internacional de Inverno da UFSM será no dia 28 de julho



A abertura oficial do 34º Festival Internacional de Inverno da UFSM será no dia 28 de julho, domingo, às 10h, na Igreja Matriz de Corpus Christi, em Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine. O evento ocorre até 4 de agosto, simultaneamente à 34ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto. 

A programação artística do evento é gratuita e aberta ao público. Os recitais dos professores serão de segunda a sábado, às 19h, no salão do Centro Cultural Rainha dos Apóstolos de Vale Vêneto, e os dos alunos, nos mesmos dias e local, às 12h. O concerto de encerramento será no dia 4 de agosto, domingo, no Centro de Convenções do campus sede da UFSM, às 20h, reunindo os professores convidados. Recitais solo, de música de câmara e da orquestra sinfônica também integram a programação artística.

O Festival Internacional de Inverno da UFSM teve início em 1986, tendo por objetivo fomentar o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens, surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e, desde então, a UFSM, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine têm sido parceiras na promoção dos dois eventos, que conta ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.

Nestes 33 anos de existência, mais de 50 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, por meio de seus professores, que realizaram recitais e ministraram oficinas.

Nesta edição, são esperados professores de países como Rússia, Itália, Estados Unidos e Uruguai. Os alunos vêm de diversos estados do país para participar da extensa programação do evento, que também inclui oficina de musicalização para crianças e curso de formação em música para professores de educação infantil.

Mais informações no site do evento.


Publicações Recentes