Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Proplan atualiza Guia de Processos e apresenta Portal de Processos



Guia de Mapeamento de Processos lançado em 2018 pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) ganha nova edição com conteúdo aprofundado. A segunda edição do manual apresenta, além de conceitos sobre mapeamento de processos, elementos de notação de modelagem de processos e exemplos de transformação de processos.

No capítulo 3 foram acrescentados elementos avançados de modelagem de processos conforme a Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN), notação utilizado pelo Projeto de Modernização Administrativa para desenhar os processos mapeados na administração central da UFSM. Dessa forma, é possível entender os fluxos dos processos que passam pelas pró-reitorias e órgãos da instituição. O capítulo 4, Transformação de Processos, demonstra como é possível propor melhorias e até redesenhos nos processos existentes.

Portal de Processos

Desenho em formato quadrado de um processo de afastamento
Processo de afastamento

Além da publicação do guia e da promoção de cursos semestrais sobre Gestão de Processos, a Proplan disponibiliza para a comunidade acadêmica um Portal de Processos, onde estão publicados todos os processos mapeados, Além dos desenhos dos processos, é possível visualizar quais processos pertencem a quais setores e como estão ligados à Cadeia de Valor e aos desafios e objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2026).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48762

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes