Qualificação da equipe aperfeiçoa o processo editorial e as ações da Editora UFSM

Ocorreram no dia 29 de julho as defesas de dissertação de mestrado em Gestão de Organizações Públicas de Shani Carvalho Ceretta e Gustavo de Souza Carvalho, servidores técnico-administrativos da Editora UFSM.

“Marketing digital em organizações públicas: um estudo de caso na Editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)” foi o trabalho apresentado por Gustavo de Souza Carvalho. O resultado da dissertação é um plano de marketing digital elaborado para a Editora UFSM, com estratégias gratuitas, tais como criação de conteúdo para o blog do site, planejamento de marketing de conteúdo e presença nas redes sociais, e-mail marketing, entre outras, que poderão representar uma nova forma de comunicação e de presença nas redes sociais, bem como de expressão visual, com o objetivo de reforçar ainda mais a identidade da Editora e de torná-la referência junto ao seu público, através da geração de conteúdo.

Já Shani Carvalho Ceretta defendeu o trabalho intitulado “Processo de decisão em publicação de livros: olhares sobre a perspectiva dos docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)”. Os resultados obtidos permitiram a sistematização do processo de decisão adotado pelos docentes da UFSM na escolha de uma editora, passando pelas etapas de busca de informações, avaliação de alternativas, consumo dos serviços e avaliação pós-consumo.

A servidora identificou as estratégias de decisão utilizadas para a determinação da Editora pelos participantes, evidenciando, entre outros aspectos, o baixo fator de lealdade para decisão em publicação de livros e a escolha delineada principalmente a partir dos atributos, possuindo relação de dependência com a intenção que o autor pretende para o livro. Por fim, foram propostas melhorias nas práticas de gestão da Editora da UFSM, em consonância com as demandas dos autores, as quais perpassam os distintos setores da Editora.

Segundo o diretor, Daniel Coronel, a Editora passa a ter 50% dos seus servidores com mestrado concluído e os outros 50% com especialização. “A qualificação da equipe irá contribuir para aperfeiçoar ainda mais o processo editorial e as ações da Editora UFSM”, afirma Coronel.