Ciências Contábeis da UFSM é destaque no maior congresso acadêmico da área no Brasil

O Departamento de Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM, teve participação destacada no maior e mais tradicional congresso acadêmico da área de Ciências Contábeis no Brasil. Os professores Vinícius Costa da Silva Zonatto, Luiz Henrique Figueira Marquezan e Larissa Degenhart e alunos do curso foram premiados por dois artigos apresentados no 19º Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, realizado de 24 a 26 de julho, em São Paulo.

Melhor artigo da área de Contabilidade Gerencial

O artigo “Efeitos da participação orçamentária em atitudes gerenciais, satisfação no trabalho e no desempenho gerencial” (link), dos autores Juliana Constâncio Nascimento, Vinícius Costa da Silva Zonatto, Micheli Aparecida Lunardi e Larissa Degenhart, recebeu o prêmio de melhor artigo da área de Contabilidade Gerencial.

A pesquisa investiga os efeitos da participação orçamentária nas atitudes gerenciais, satisfação no trabalho e no desempenho gerencial de controllers, gerentes e coordenadores de controladoria de empresas brasileiras. O estudo observou que a participação orçamentária influencia as atitudes gerenciais e a satisfação dos controllers no trabalho, bem como o seu desempenho gerencial.

Os resultados do estudo permitem concluir que os efeitos da participação orçamentária no desempenho gerencial são encontrados de maneira direta e indireta, quando mediados pelas variáveis de atitudes gerenciais e satisfação no trabalho. Estes achados reforçam os papéis informativos do orçamento, bem como seus efeitos cognitivos, motivacionais e de valor de realização. O estudo contribui demonstrando a influência do orçamento no processo de gestão, bem como a melhoria do ambiente de trabalho, o que por consequência tende a impactar positivamente no desempenho dos colaboradores na organização.

Para o professor Vinícius Zonatto, a premiação é gratificante para os pesquisadores, pois mostra que estão no caminho certo, desenvolvendo pesquisas com qualidade, bem como serve de estímulo para que novos estudos sejam promovidos abordando as temáticas relacionadas à Contabilidade Comportamental, tema emergente nesta área do conhecimento.

Melhor artigo de iniciação científica da área de Contabilidade Gerencial

“Análise das relações entre vínculos dos funcionários com a organização e escopo de atenção aos stakeholders” (link), dos autores Lucas Olesiak, Thayane Scremin Anversa, Luiz Henrique Figueira Marquezan e Vinícius Costa da Silva Zonatto, foi escolhido o melhor artigo de iniciação científica da área de Contabilidade Gerencial.

O trabalho foi desenvolvido com base em discussões sobre a Responsabilidade Social Corporativa, necessidade de ações éticas e socialmente responsáveis e sua divulgação, passando pela atenção aos stakeholders (grupos que se relacionam com a empresa, direta ou indiretamente), com olhar para os funcionários. Investigou possíveis relações entre vínculos que os funcionários desenvolvem com as organizações e a postura da empresa com seus stakeholders. A dúvida por trás da pesquisa é se o uso de informações que demonstrem posturas de atenção a diferentes stakeholders influencia a atração de funcionários.

A hipótese confirmada é de que pessoas com tendência ao vínculo de comprometimento teriam maior intenção em aproveitar a oportunidade de trabalho apresentada nos cenários experimentais, quando comparadas às pessoas com tendência aos vínculos de consentimento e entrincheiramento. As implicações para a literatura e as empresas dizem respeito ao maior interesse de pessoas que queiram atuar em prol dos objetivos organizacionais, as comprometidas, ponto favorável aos contratantes.

Assim, o estudo tem implicações para organizações avaliarem o uso (ou não) de informações contábeis nos processos seletivos, que demonstrem foco em entregar resultados aos investidores ou a múltiplos grupos de pessoas, bem como sobre as ações ligadas à Responsabilidade Social Corporativa.

Artigos premiados evidenciam a qualidade do trabalho

Ambos os trabalhos premiados foram produzido a partir do Projeto de Ensino “Oficinas de pesquisa para elaboração de artigos científicos”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Contábeis.

Para o professor Vinícius Zonatto, a conquista tem importantes significados. “Para a UFSM, mostra o resultado dos investimentos em qualificação docente, em atividades de iniciação científica e de pesquisa. Para a sociedade, denota o papel que a UFSM exerce na formação de recursos humanos, na promoção do ensino e da pesquisa, o que contribui para o alcance da missão institucional”, afirma.

Já o professor Luiz Marquezan observa que o prêmio sinaliza três pontos importantes. O primeiro é de que os esforços de pesquisa do departamento apresentam resultados reconhecidos nacionalmente, contribuindo para o desenvolvimento da área, reforçando a importância da pesquisa e a necessidade de constante crescimento da dedicação.

O segundo ponto está relacionado à maturidade das pesquisas realizadas no Departamento de Ciências Contábeis, confirmando o bom momento para abertura do Programa de Pós-Graduação, contribuindo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o planejamento da pós-graduação da UFSM.

Por fim, Marquezan destaca que a premiação evidencia a qualidade dos alunos. “Em 2018, os acadêmicos, no mesmo congresso, chegaram com duas das oito equipes finalistas do desafio ‘Copa do Mundo Contábil’. No mesmo ano, outra pesquisa de iniciação científica já havia conquistado o 2º lugar no Congresso Brasileiro de Custos. Temos bons alunos com interesse em pesquisa, outro sinalizador para a abertura do Mestrado em Ciências Contábeis”, afirma.

Texto: Agência de Notícias, com informações do Núcleo de Comunicação Institucional do CCSH