Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor do Departamento de Química é eleito membro associado da Iupac



Foto colorida horizontal mostra dois homens posando para foto em um ambiente com outras pessoas atrás e ao lado
Érico Flores e o presidente da Iupac, Qi Geng Zhou, da Universidade de Peking

O professor do Departamento de Química do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e atual coordenador da Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, Érico M. M. Flores, participou, na qualidade de vice-presidente da Divisão de Química Analítica (DQA), da reunião anual da International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac), a maior organização mundial de Química.

O evento ocorreu em Paris, França, nos dias 6 e 7 de julho, simultânea à 50ª Assembleia Geral da instituição e ao 47º Congresso Mundial de Química, que contaram com a participação de cerca de três mil pesquisadores, representantes de mais de 70 países. Os eventos marcaram o centenário da Iupac.  

Na ocasião, Érico foi eleito para mais um mandato de dois anos na qualidade de membro associado, sendo o único representante brasileiro na DQA-Iupac. O professor foi eleito devido às suas contribuições para a Química, em especial na área de nanomateriais, controle de produtos farmacêuticos, alimentos e intensificação de processos industriais aplicando energias alternativas como micro-ondas e ultrassom, tópicos de grande interesse atual desenvolvidos na UFSM.

Érico Flores é pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM, docente no Departamento de Química/CCNE e coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais da UFSM (Laqia), que tem se destacado no cenário internacional, entre outras atividades, como pioneiro no desenvolvimento de métodos analíticos que possibilitaram o controle de qualidade de nanomateriais e de halogênios em baixas concentrações, que são desafios atuais em Química Analítica.

A Iupac é uma organização internacional não governamental, criada em Genebra, Suíça, em 1919, e possui como membros todas as sociedades de Química, além de diversas instituições científicas e tecnológicas. O objetivo inicial foi elaborar as regras da nomenclatura oficial de todos os compostos químicos. Porém, atualmente, envolve uma série de atividades relacionadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como com pesquisas de interesse industrial. 

Entre suas atividades, a Iupac publica regularmente, desde 1960, um dos mais importantes periódicos científicos na área de Química, o Pure and Applied Chemistry Journal (fator de impacto 3,350/2018), que abrange todas as áreas da Química, assim como de outras ciências correlatas.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-48909

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes