UFSM campus Cachoeira do Sul forma seus primeiros engenheiros

Foto colorida horizontal mostra o reitor com beca e toga do cargo, na cor branca, conduzindo a fila de formandos, vestidos com trajes em preto, branco e azul
Reitor participou da solenidade, no último sábado (3)

Na noite do último sábado (3), o campus Cachoeira do Sul teve uma noite histórica: a sessão solene de colação de grau dos primeiros engenheiros da UFSM-CS. Oito alunos dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica deixaram o Auditório da Ulbra, onde ocorreu a cerimônia, com a outorga de engenheiros.

Participaram da solenidade o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o diretor do Campus Cachoeira do Sul, Rogério Brittes da Silva, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) em Cachoeira do Sul, Cláudio Danilo Scherer, coordenadores de curso, professores e técnicos da UFSM.

Representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, das Forças Armadas, do empresariado da cidade, de entidades de ensino superior e instituições parceiras também estiveram presentes. O primeiro diretor da UFSM-CS, José Mario Doleys Soares, também compareceu. Ele relembrou o início do campus e comemorou este momento marcante para a história da Instituição.

Foto colorida horizontal mostra um formando erguendo as duas mãos no palco, após ter recebido o diploma
Solenidade foi marcada pela emoção de formandos, autoridades e convidados

A cerimônia esteve repleta de emoções. Aplaudidos por familiares, servidores da UFSM e convidados, os novos engenheiros oradores discursaram contando suas histórias aos longo dos cinco anos de graduação, relembrando experiências e aprendizados relevantes e falando sobre os planos para o futuro. Os paraninfos também ressaltaram os momentos vividos com os formandos e a ligação que estes sempre terão com a UFSM.

Em seus discursos, o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o diretor do Campus Cachoeira do Sul, Rogério Brittes da Silva, e o prefeito do Município, Sérgio Ghignatti, enfatizaram a importância do investimento em educação, do envolvimento da comunidade cachoeirense, empresas, entidades públicas e instituições parceiras para a consolidação do campus e do papel que a UFSM Cachoeira do Sul tem e ainda terá no desenvolvimento da cidade.

Primeiros engenheiros formados pela UFSM-CS:

Ariel Rhuan de Oliveira Bauer (Engenharia Elétrica);

Bruno Cougo Batista (Engenharia Mecânica);

Cicliandson Marcelo de Araujo Damião (Engenharia Mecânica);

Eduardo Giuliani  (Engenharia Elétrica);

Fabiele Schaefer Rodrigues (Engenharia Agrícola);

Maicon  de Miranda (Engenharia Elétrica);

Marcela Trojahn Nunes (Engenharia Agrícola);

Matheus Brondani de Vargas (Engenharia Mecânica);

Wagner Barreto da Silveira (Engenharia Elétrica).

A próxima sessão solene de colação de grau da UFSM-CS acontecerá no dia 11 de janeiro de 2020.

Texto e fotos: Núcleo de Divulgação Institucional da UFSM-CS