UFSM concede título de Doutor Honoris Causa a Dermeval Saviani

Pesquisador da educação será homenageado nesta quinta-feira (15) no Centro de Convenções

A UFSM realiza nesta quinta-feira (15), às 14h, no Centro de Convenções, a cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao professor Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP). A homenagem é concedida pelo Conselho Universitário, a partir de iniciativa do Colégio Técnico Industrial (CTISM) da UFSM, tendo em vista a sua contribuição à educação brasileira.

Após a entrega do Prêmio, o Prof. Saviani proferirá conferência com o título  “Educação, prioridade nacional no Brasil? Análise histórica e situação atual”. Para mais informações acesse o link do evento.

BIOGRAFIA – Bastante conhecido no meio acadêmico, Dermeval Saviani, destaca-se pela importante e imprescindível contribuição à educação brasileira, com extensa obra sobre história da educação, educação e trabalho, políticas educacionais, totalizando  dezenas de livros publicados e centenas de artigos, além da participação ativa em debates, movimentos e ações em prol da educação pública e democrática. Dermeval Saviani já recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Tiradentes de Sergipe.

Nascido em Santo Antônio de Posse, São Paulo, em 3 de fevereiro de 1944, iniciou seus estudos filosóficos em 1962 no Seminário Maior de Aparecida, em São Paulo. Graduou-se na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da PUC/SP, em 1966, formando-se bacharel e licenciado em Filosofia. Em 1967 atuou como professor do Curso de Pedagogia da PUC/SP e lecionou filosofia e história da arte em um Colégio Estadual e História e Filosofia da Educação na Escola Normal do Colégio Sion. Tendo concluído o Doutorado na área de Ciências Humanas: Filosofia da Educação, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bento, da PUC/SP, ajudou a criar o Programa de Mestrado em Filosofia da Educação nessa Instituição.

Em 1975 foi lecionar na recém criada Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) onde ajudou a implantar, em 1976, o Mestrado em Educação, em convênio com a Fundação Carlos Chagas. Em 1978 retornou como professor da PUC/SP e ajudou a consolidar o Doutorado em Educação nesta Instituição. Em 1986 concluiu a Livre Docência na área de História da Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP. Também em 1986 criou o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” que se consolidou como um Grupo Nacional com grupos de trabalho na maioria dos estados brasileiros. Entre 1989 e 1992 coordenou o Programa de Pós-­Graduação em Educação da UNICAMP. Considerado filósofo da educação e/ou pedagogo lato sensu, é fundador de uma pedagogia dialética, que denominou Pedagogia Histórico-Crítica.

Dermeval Saviani já recebeu diversos prêmios, entre eles: Medalha do mérito educacional do Ministério da Educação em 1994; Prêmio Zeferino Vaz de produção científica em 1997 e três edições do Prêmio Jabuti, primeiro lugar em 2008, na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com História das Idéias Pedagógicas no Brasil; segundo lugar em 2014, na categoria Educação, com Aberturas para a História da Educação; e segundo lugar em 2016, na categoria Educação, com História do tempo e tempo da história.

Texto: Laura Coelho/ Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor