UFSM concede o título de Doutor Honoris Causa ao professor Dermeval Saviani

O Centro de Convenções foi palco novamente, na tarde de quinta-feira (15), de uma cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa, que teve como agraciado o docente e pesquisador Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao conceder esse título, a UFSM o homenageia por sua extensa obra, a qual abrange áreas como pedagogia, história da educação, filosofia da educação e políticas educacionais.

A entrega do título foi proposta pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism), tendo sido aprovada pelo Conselho Universitário. Por isso, na mesa da solenidade, juntamente com o homenageado e o vice-reitor Luciano Schuch, estavam dois representantes do colégio: o seu diretor, Rafael Adaime Pinto, e a coordenadora do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, Cláudia Smaniotto Barin.

Ela foi a primeira a manifestar-se na cerimônia, abordando com brevidade a trajetória de Dermeval Saviani. Natural de Santo Antônio da Posse (SP), ele graduou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mesma instituição pela qual concluiu o doutorado em Filosofia da Educação. A sua formação inclui ainda a livre-docência na Unicamp e estágio sênior na Itália.

Ele é pesquisador emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador do HistedBR – Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil. Embora tenha sede na Unicamp, o HistedBR tem grupos de trabalho espalhados por diferentes estados brasileiros.

“Aos 75 anos, o professor exerce incontestável influência na formação de educadores das universidades e do Brasil, comprometidos com a defesa da democracia e da educação, através dos postulados da sua pedagogia e história crítica, que consideram o conhecimento e o saber escolar como patrimônio da humanidade, a serviço de sua própria emancipação”, afirma a professora.

Nos últimos anos, Dermeval desenvolveu uma estreita relação com o Ctism, particularmente com o Kairós – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas. Por esse motivo, vem semestralmente à UFSM, participando de reuniões, orientações e atividades afins junto ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Em sua manifestação, o diretor do Ctism reverenciou as obras de Saviani: “sempre com visão humanista da educação, sempre respeitando as diversidades, as características do indivíduo e principalmente as transformações históricas desse processo educacional, e que são referências a todos os trabalhos voltados à educação profissional.”

Logo após, o homenageado levantou-se para o ritual em que lhe foi vestido o traje talar, o que foi concluído quando o vice-reitor pousou sobre a cabeça de Saviani um capelo de cor roxa, a qual simboliza a área da educação.

Ao iniciar o seu discurso, Dermeval destacou que a sua relação com a UFSM remonta há quase quatro décadas. Listou então algumas de suas colaborações com a instituição, incluindo a participação em congressos e a assessoria para a criação do curso de Doutorado em Educação da UFSM, que foi implantado em convênio com a Unicamp. Ele atuou como coordenador do convênio e professor do curso.

O vice-reitor Luciano Schuch finaliza o ritual de colocação do traje talar pousando o capelo sobre a cabeça do homenageado

Terminado o discurso de Dermeval, o vice-reitor iniciou a manifestação de encerramento da solenidade. De acordo com Schuch, o professor homenageado deu uma aula de cidadania. “Professor Saviani, esse auditório lotado mostra que a sua trajetória impactou a vida de muitas pessoas, e esta homenagem que estamos fazendo hoje engrandece muito a nossa universidade”

Após a cerimônia, Dermeval Saviani ainda proferiria no mesmo local a palestra “Educação, prioridade nacional no Brasil? Análise histórica e situação atual”.

Texto e fotos: Lucas Casali