Estudante de Ciência da Computação é selecionada em programas estudantis de eventos nos EUA

A universitária Ana Luísa Veroneze Solórzano, formanda do Curso de Ciência da Computação, viajará aos Estados Unidos em outubro e novembro de 2019, financiada por programas estudantis de dois grandes eventos da área de Computação.
De 1 a 4 de outubro, em Orlando, Flórida, Ana Luísa participará do “Grace Hopper Celebration“, maior encontro mundial de mulheres na área de Computação. Ana será financiada pela organização AnitaB.org, que promove o evento desde 1994. Esta organização tem a missão de conectar, inspirar e orientar mulheres na computação, bem como organizações que vêem a inovação tecnológica de forma estratégico.
No ano passado, o Grace Hopper reuniu cerca de 20 mil participantes. Em 2019, o evento contará com 160 apresentações de trabalhos de estudantes, sendo 24  para sessão especial (Student Research Competition). Um destes trabalhos é da acadêmica da UFSM, intitulado “Parallel Implementation of an Astronomical Algorithm for a Hybrid Computing Environment with OpenACC”. O estudo foi desenvolvido em parceria com o INPE de São José dos Campos.
O segundo evento científico na agenda de Ana Luísa é International Conference for High Performance Computing, Networking, Storage and Analysis, uma das maiores do mundo na área de computação de alto desempenho. A conferência ocorrerá de 17 a 22 de novembro, em Denver, Colorado.
A conferência reúne anualmente mais de 10 mil participantes de diversos países, vinculados a empresas ou a instituições de ensino e pesquisa. A estudante da UFSM participará do programa ‘Student Volunteers’, que financia estadia e passagens aéreas para incentivar estudantes que se propõem a assumir uma postura ativa durante a conferência. É a segunda vez consecutiva que Ana é selecionada para este programa.
Para ambos os eventos, a universitária participou de um processo seletivo concorrido e aberto a estudantes do mundo todo. A seleção considerou a experiência e a motivação da candidata, bem como a recomendação de sua orientadora na UFSM. A aluna participa de atividades complementares desde o ingresso na graduação, atuando ora como bolsista, ora como voluntária, em projetos de extensão e de pesquisa. Ana foi bolsista do programa FIEX/UFSM por dois anos consecutivos e do programa PIBIC-INPE/CNPq, orientada pelo pesquisador Haroldo Fraga de Campos Velho, de São José dos Campos, e da professora Andrea Charão, da UFSM, no Laboratório de Sistemas de Computação do Centro de Tecnologia.