Programa de Extensão em Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos promove Festival da Diversidade

No dia 25 de agosto, Santa Maria será palco do Festival da Diversidade. O evento é uma promoção do Programa de Extensão em Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos, o GIDH, da Universidade Federal de Santa Maria, e conta com o apoio de entidades da sociedade civil e de movimentos sociais.

O evento reunirá gastronomia, música, teatro, oficinas e comércio responsável na sede da Escola de Samba Mocidade Independente das Dores. Além disso, o espaço estará aberto para pessoas ou coletivos que quiserem apresentar o seu trabalho. Um dos destaques do Festival é a famosa feijoada da Mocidade, que abre o evento e garante a energia para as atividades que se estendem até a noite, com opção tradicional e vegana.

A iniciativa, coordenada pela professora do departamento de Ciências Sociais Mariana Selister Gomes, faz parte de um objetivo maior da Universidade que é fortalecer os laços entre a instituição e a comunidade santa-mariense. O Festival foi construído pensando nos movimentos sociais, na defesa dos direitos das minorias, no ativismo por meio da informação e no empreendedorismo social, valorizando a cultura, a democracia, os direitos humanos e a igualdade na diversidade, com respeito às multiplicidades cultural, étnico-racial e de gênero. Nesse sentido, quem deseja expor seus produtos no local pode entrar em contato com a organização pelo e-mail gidhufsm@gmail.com. A entrada é gratuita.

O GIDH
O GIDH é um programa de extensão que tem como objetivo divulgar e fortalecer as discussões acadêmicas e as lutas sociais por igualdade étnico-racial, de gênero, LGBTQI+ e os direitos humanos para além dos muros da UFSM. Por isso, realiza workshops, palestras e seminários e promove, também, o Festival da Diversidade. É formado por um Grupo Gestor que inclui professoras e estudantes da Universidade e coletivos e grupos sociais de Santa Maria.

Serviço:
O quê? Festival da Diversidade
Quando? 25 de agosto
Onde? Escola de Samba Mocidade Independente das Dores – Alameda Santiago do Chile, 246, B. Nossa Senhora das Dores.
Quanto? entrada gratuita (haverá venda de alimentos, bebidas e produtos no local).

Programação:
12h – Almoço

• Feijoada – opções tradicional e vegana: R$18, mediante reserva.
    Para compra, entrar em contato pelo e-mail gidhufsm@gmail.com.
    14h – Primeira rodada de atividades
  • Oficina de Bambolê, com o Umbigo de Bruxa
  • Roda de conversa Wakanda, com o Coletivo Dandaras
  • Roda de conversa sobre Migrações e Direitos Humanos