Professor da UFSM receberá prêmio na Expointer nesta segunda-feira

Docente do Departamento de Defesa Fitossanitária e coordenador do Laboratório de Manejo Integrado de Pragas (Labmip) da UFSM, o professor Jerson Venderlei Carús Guedes, será um dos agraciados com o prêmio O Futuro da Terra, que será entregue nesta segunda-feira na 42ª Expointer. Fruto de uma parceria entre o Jornal do Comércio e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a premiação reconhece pesquisas que contribuem para aperfeiçoar o desenvolvimento e o desempenho do agronegócio gaúcho. A cerimônia de premiação começa às 19h30min no auditório da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), localizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Guedes foi escolhido para receber o prêmio na categoria Cadeias de Produção e Alternativas Agrícolas. Agregando alunos de graduação e pós-graduação, o Labmip desenvolve e testa produtos químicos e biológicos para o controle de pragas na lavoura. As atividades de ensino, pesquisa e extensão do laboratório influenciam o manejo de lavouras em todo o Sul do país, bem como no Paraguai. Além do combater as pragas na agricultura, Guedes e sua equipe preocupam-se com os efeitos que os produtos aplicados na lavoura podem ter sobre o meio ambiente e a saúde dos consumidores.

O Jornal do Comércio publicou nesta segunda-feira uma matéria sobre o trabalho desenvolvido pelo professor da UFSM. Outras informações sobre a premiação estão disponíveis aqui.