Nova ferramenta do Moodle permite o compartilhamento de áudio, vídeo e texto em tempo real

A equipe de tecnologia da informação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) incorporou uma nova funcionalidade ao sistema virtual de ensino e aprendizagem Moodle da UFSM: o software livre BigBlueButton. Trata-se de um software de webconferência, através do qual é possível configurar uma sala de aula online ao vivo. Criado em 2007 na Carleton University (do Canadá), através do programa Technology Innovation Management, o software apresenta recursos de interatividade e de compartilhamento de conteúdos dinâmicos.

Novidade foi incorporada ao Moodle pela equipe de tecnologia da informação do NTE

O software pode ser utilizado por docentes como uma ferramenta para aulas a distância (EaD), mas também pode abranger outras atividades, tais como Webinars (Web Seminários), reuniões ou orientações entre estudantes e professores de uma mesma disciplina dos cursos presenciais.

Como funciona – O BigBlueButton depende apenas de um navegador de internet atualizado para funcionar, sem a necessidade de instalação de qualquer programa no computador dos participantes. Os docentes são os criadores das salas de aula online e, por isso, são os moderadores das atividades, enquanto que os alunos são os ouvintes. Ambos podem ter acesso aos recursos de áudio e vídeo, conforme a escolha do moderador.

Dentre as opções disponíveis está o agendamento do horário de uma webconferência, de modo que a data agendada entra no calendário do Moodle e os estudantes recebem, por e-mail, uma notificação de lembrança. Conforme a sua escolha, o docente pode permitir, ou não, o acesso dos estudantes à sala online antes da data e hora marcada.

Recursos – O BigBlueButton permite não só a comunicação através de áudio e imagens, mas também a apresentação de documentos em formato PDF ou PowerPoint, além de recursos de edição como um quadro branco interativo e a possibilidade de compartilhar telas do computador. Docentes e estudantes podem compartilhar web câmera e microfone. Cada usuário escolherá se sua câmera e microfone ficarão ligados durante uma aula. Ao acessar uma sala de aula online, é importante verificar se os alunos estão presentes e se as ferramentas estão em funcionamento, como microfone e áudio.

O docente pode gravar a aula para que ela seja acessada posteriormente. Basta clicar no botão específico e ativar a opção “gravação em andamento” e todos os participantes serão notificados de que uma gravação foi iniciada. Os vídeos gravados serão armazenados por seis meses no Moodle e o docente pode fazer o download da gravação em seu computador durante esse período.

Professores podem ainda acessar o software através de celulares e outros aparelhos com acesso à internet, possibilitando a realização de videoaulas em ambientes diversos. A ferramenta, integrada ao sistema da UFSM com o objetivo de facilitar e promover o aprendizado online para os alunos da instituição, já está disponível no Moodle para seus usuários.

Com informações da Assessoria de Comunicação do NTE