Professores e estudantes do PPG em Letras participaram de congresso internacional no Chile

Foto colorida horizontal mostra 10 pessoas sentadas em volta de uma mesa olhando para a câmera. No fundo há duas janelas fechadas com vidro
Grupo do PPGL participou de curso com o professor Pin Wang

Professores e estudantes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFSM participaram do 46th International Systemic Functional Congress, voltado à apresentação e à discussão de trabalhos de pesquisa norteados pela Linguística Sistêmico-Funcional. No congresso, realizado em Santiago, no Chile, em julho, o grupo do PPGL apresentou trabalhos da linha de pesquisa Linguagem no Contexto Social.

A primeira semana do evento consistiu em uma série de cursos. Os membros do PPGL participaram de curso de análise de imagens, ministrado pelo professor Len Unsworth, da Australian Catholic University, e de curso de descrição gramatical sistêmico-funcional, com o professor Pin Wang, vinculado à Shanghai Jiao Tong University.

Na segunda semana, ocorreram as apresentações de trabalho. A professora Sara Regina Scotta Cabral, docente do PPGL, apresentou “Uma proposta tripartite de análise de discurso político”.

Estudantes de pós-graduação também divulgaram as pesquisas que realizam na UFSM. A doutoranda Ana Paula Carvalho Schmidt explicou os achados de sua pesquisa “Conheça seu público: o papel da modulação e de figuras de linguagem na ascensão do conservadorismo no Brasil”. Carla Carine Gerhardt, também doutoranda, apresentou o estudo “Atividades de leitura para desconstrução de gênero na LSF: levantamento do estado da arte”. Já Anidene Siqueira Cecchin apresentou o trabalho intitulado “Atividades de desconstrução e construção conjunta de biografia multimodal em contexto escolar”.

A avaliação do grupo é de que a participação de docentes e de estudantes da UFSM em eventos internacionais possibilita maior divulgação dos estudos acadêmico-científicos realizados no Brasil. Além disso, a partir do contato com outros pesquisadores, muitas contribuições são feitas para as pesquisas que estão sendo realizadas.