Campus da UFSM-PM realiza sua primeira Formatura Institucional Integrada

Foto colorida horizontal mostra a distância o palco da solenidade, do lado esquerdo os formandos em pé lançam suas togas para cima, e do outro lado os componentes da mesa se cumprimentam, também em pé. Na parte de baixo da foto aparece o público
Cerimônia integrada reuniu 41 formandos no último sábado (24)

A UFSM campus Palmeira das Missões realizou no último sábado (24) a Formatura Institucional Integrada de 41 alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Nutrição. A solenidade aconteceu no Centro Cultural de Palmeira das Missões.

A Formatura Institucional Integrada é organizada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), juntamente com a direção das Unidades de Ensino. A Prograd passou a realizar essas cerimônias para adaptar-se à Resolução Nº 11/2018, que prevê, a partir do primeiro semestre de 2020, centralizar as solenidades de formatura sem nenhum custo para as turmas.

A partir da aprovação dessa resolução, a Universidade passou a assumir a organização e promoção das solenidades de colação de grau, institucionalizando a cerimônia e tornando-a acessível a todos os estudantes, sem custos de aluguel de local, sonorização, projeção e vestes talares para as turmas. Somente as fotos e a filmagem, caso haja interesse, ficam por conta dos formandos.

A primeira formatura integrada da UFSM-PM contou com a presença do reitor, Paulo Afonso Burmann, do diretor do campus, Rafael Lazzari, e dos coordenadores de cursos. Para Lazzari, as formaturas totalmente institucionais trazem muitas vantagens, principalmente aos formandos. “A formatura coletiva oportuniza todos os estudantes a realizarem a formatura. Nesta formatura percebemos, mais uma vez, a quantidade de alunos que são de outros municípios, que vêm até Palmeira das Missões em busca de uma formação profissional e isso mostra a inserção do campus na oferta de vagas e na qualificação de profissionais”, destacou.

Em seu discurso, Burmann relatou alguns números da UFSM, mostrando a importância dos campi para a comunidade regional e do engajamento dos servidores nesse contexto. Ele também salientou os desafios que as universidades vêm passando atualmente devido aos cortes orçamentários e o que vem sendo implementado na instituição diante do atual cenário brasileiro. O reitor ainda destacou a importância da universidade pública, gratuita e de qualidade para o desenvolvimento do país, a partir da formação dos jovens e a relevância do campus de Palmeira das Missões para a região, já que muitos dos formandos já estavam empregados.

Para Ramiro Almeida, formando do curso de Ciências Biológicas, fazer parte da primeira formatura integrada foi um momento inesquecível, por ter tido a oportunidade de se formar em uma solenidade realizada pela própria Instituição. “O dia 24 de agosto de 2019 foi um dia ímpar na minha vida e sei que na de meus colegas formandos foi igualmente significante. Entrar em uma universidade gratuita e com uma qualidade de ensino tão alta é o sonho de muitos brasileiros. Muito obrigado, UFSM, pelas tantas alegrias que me proporcionou”, destacou.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação UFSM-PM