Reitor da UFSM assina acordo de cooperação com universidade alemã

Acordo foi assinado pelo reitor da UFSM e pela professora Heike Beckmann, professora da Technische Universität Braunschweig

Na tarde desta quinta-feira (29), o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e a presidente da Technische Universität Braunschweig (universidade com sede em Braunschweig, na Alemanha), professora Anke Kaysser-Pyzalla (representada pela professora Heike Beckmann – foto – e pelo professor Reiner Hildebrandt-Stramann, coordenadores do projeto na UFSM), assinaram um acordo de cooperação internacional entre as duas instituições. O acordo busca estreitar ainda mais as relações técnico-científicas e culturais entre o Brasil e Alemanha, promover e estimular o ensino e os avanços científico-pedagógicos, bem como incrementar o intercâmbio e a cooperação para fortalecer a pesquisa científica institucional e os programas de desenvolvimento entre os dois países.

A cooperação incluirá a transferência de conhecimentos e experiências, bem como atividades de interesse comum relacionadas ao ensino, à pesquisa, à administração universitária e à capacitação de recursos humanos, incluindo o intercâmbio de docentes, alunos e técnico-administrativos. Ambas as instituições mostraram-se muito satisfeitas com o acordo e com a agilidade do processo. “É uma alegria muito grande assinar esse termo de cooperação. Sabemos que renderá muitos frutos para a nossa universidade e para a universidade alemã”, salientou Burmann.

O primeiro plano de trabalho está sendo desenvolvido pelo Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM, e está sendo coordenado pela professora Marli Hatje. O plano prevê intercâmbios científicos entre a universidade e instituições da Alemanha, bem como de outros países da Europa, de forma a fortalecer os cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da UFSM.

Texto e foto: Solange Prediger, da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor