Simpósio sobre jogos e tecnologias digitais na educação ocorre no Colégio Politécnico

Na tarde da última segunda-feira (2), ocorreu no auditório do Colégio Politécnico a abertura do 3º Sigatec – Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias Digitais na Educação. O primeiro dia do evento contou com a palestra da professora e pesquisadora Edna Lima, da Ohio University (dos EUA), por videoconferência, com mediação das professoras da UFSM Giliane Bernardi e Suzi Reis. O evento segue até esta quarta-feira (4), com uma programação formada por palestras, rodas de conversa e minicursos.

Entre os temas debatidos no simpósio, destacam-se entretenimento e aprendizagem nas narrativas seriadas e games, uso de jogos, mundos virtuais e aplicativos móveis para a educação, realidade aumentada na educação, ensino de computação, criação de games do ensino fundamental ao superior, hipervídeo e robótica na educação. O evento conta ainda com mostra de jogos digitais e aplicativos. Além da UFSM e Ohio University, o simpósio conta ainda com palestrantes das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Rio Grande do Sul (UFRGS), Pelotas (UFPel), Bahia (UFBA) e Maranhão (UFMA), bem como do Instituto Federal Farroupilha.

O evento teve sua primeira edição em 2014 e tem como objetivo trabalhar e refletir sobre a importância do uso de jogos online, gamification e tecnologias digitais aplicadas na educação. O simpósio é promovido em uma parceria entre o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (Labeon), o Laboratório de Línguas (Lablin) e o Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância (Nupead).

Nesta edição, foi inserido o 1º Seminário de Dissertações e Teses em Andamento sobre Tecnologias Educacionais em Rede, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM, espaço destinado para discussão de pesquisas feitas por acadêmicos da instituição.

Outras informações sobre o evento constam no endereço www.ufsm.br/unidades-universitarias/cal/eventos/sigatec-3.