Seminários de Filosofia e Educação vão debater escola, violência e ética

“Escola, violência e ética” será o tema central dos seminários nacional (Senafe) e internacional (Seinfe) de Filosofia e Educação: Confluências. Atualmente em suas respectivas 6ª e 2ª edição, os eventos ocorrem de 6 a 8 de novembro, de forma simultânea, no auditório do Centro de Ciências Rurais. Os seminários pretendem promover o diálogo com a comunidade escolar, bem como com acadêmicos e professores pesquisadores da graduação e pós-graduação, tendo em vista a crescente demanda trazida por professores sobre o tema da violência nas escolas e seu entorno. O público-alvo é constituído por professores e estudantes de pós-graduação, do ensino superior e básico, assim como das redes municipal, estadual, federal e privada de ensino.

A promoção do 6º Senafe e 2º Seinfe é dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSM e da Universidade de Caxias do Sul (UCS), em conjunto com os Grupos de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPForma) da UFSM e UCS, Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio (Filjem) e Racionalidade e Formação (Racioform).

A programação é constituída por conferências que serão ministradas por professores das universidades que promovem os seminários e também por docentes e pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Universidade de Passo Fundo, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Universidad Pedagógica Nacional (da Colômbia), Instituto Federal Farroupilha, Universidad Autónoma de Madrid, Universitat de Barcelona, Universidad Carlos III de Madrid e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

A apresentação de trabalhos será dividida em nove eixos temáticos: tecnologias, mídias sociais e educação; biopolítica, barbárie e educação; ensino de filosofia e práticas escolares; violência, cultura e ética no contemporâneo; escola, políticas públicas e inclusão; epistemologia, narrativas e formação; experiência, infâncias e educação; diferença, educação e arte; diversidade, violência simbólica e educação. Está prevista ainda uma programação cultural, na qual se destaca a exibição do documentário Marias e Luisas.

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até o dia 31 de outubro, enquanto que o prazo para submissão de trabalhos se encerra em 20 de setembro. A programação completa, instruções para inscrição e outras informações constam na página senafe.site.