Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmicos do curso de Dança da UFSM vão se apresentar na “Missa da Terra sem Males”



Alunos de Dança vão apresentar a coreografia “Terra sem Males” em frente à Catedral Angelopolitana, em Santo Ângelo. Foto: Dartanhan Figueiredo

Através do projeto de extensão De Terra seus Corpos, com o apoio do Observatório de Direitos Humanos, os acadêmicos/bailarinos do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança da UFSM, sob a coordenação do professor Odailso Berté, farão as intervenções cênicas da obra Missa da Terra sem Males, no próximo domingo (15), em Santo Ângelo. A apresentação, que começa às 18h30min, em frente à Catedral Angelopolitana, é aberta ao público em geral, sem cobrança de ingressos.

A Missa da Terra sem Males foi escrita por Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, líderes no movimento pelos direitos dos povos indígenas. A música desta obra é de composição de Martin Coplas, que convidou o grupo da UFSM para integrar a montagem, que marcará a chegada dos peregrinos do Caminho das Missões, em frente à catedral.

Em junho deste ano, o grupo de acadêmicos apresentou a pré-estreia da coreografia “Terra sem Males”, no auditório do Complexo Didático e Artístico da UFSM, que consistiu em uma remontagem e adaptação da obra original. O elenco, dirigido pelos professores Crystian Castro e Odailso Berté, vai executar a coreografia no roteiro da obra original, que acontece dentro da liturgia de uma missa, na qual a raça branca pede perdão aos povos indígenas pelos males cometidos. Através da dança contemporânea, o grupo de acadêmicos da UFSM vai atuar nas partes intituladas “Memória Penitencial”, “Canto à Morena de Guadalupe”, “Compromisso Final” e “Réquiem dos Mártires”, trechos que compõem a Missa da Terra sem Males.

Este projeto conta com o apoio do Observatório de Direitos Humanos, Pró-Reitoria de Extensão, Centro de Educação Física e Desportos e curso de Licenciatura em Dança da UFSM. Também tem o apoio do Caminho das Missões, que promove a apresentação junto com o compositor Martin Coplas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49396

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes